Conheça a árvore das folhas de ouro

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      18/08/15 às 14h52

E quem é que nunca ouviu falar que "Dinheiro não dá em árvore"? Sua mãe ou seu pai, provavelmente entoaram essa épica frase a sua vida inteira, quando você pedia coisas que extrapolavam os orçamentos mensais da sua residência. Correto?

Mas e se eu disser que você após essa matéria vai rever seus conceitos à respeito da afirmação recorrente para tornar explícita a reclamação com gastos excessivos. Duvida?

Continue ligado aqui na matéria, desse esse cursor do seu mouse, e venha ver esse conteúdo antes que você vá arrumar seus pertences para aventurar-se em busca do ouro, achando que é o Tio Patinhas. Confira a explicação:

maxresdefault (1)

Na zona desértica, chamada de Goldfields-Esperance, localizada na Austrália, um grupo de garimpeiros estava vasculhando, em busca de descobrir possíveis minérios, embaixo daquele solo. A região que tem esse nome por ter sido historicamente uma zona de incidência de ouro, era fonte de verdadeiras cruzadas em busca do minério dourado.

838238-131023-eucalyptus-gold

Na região, existe um tipo de eucalipto extremamente resistente e de raízes gigantescas, que conseguem alcançar perfeitamente os lençóis freáticos e consequentemente sobreviver a situações de extrema seca superficial.

Após esses mineradores realizarem uma série de observações no local, perceberam que as folhas desse tipo de eucalipto, emitiam um curioso brilho ao entrarem em contato com a luz solar. O que fez com que fossem levados diversos cientistas no lugar, para recolherem amostrar de folhas desse tipo de eucalipto.

BATATA! Para a surpresa de todos, era ouro mesmo! E eles asseguraram que o processo consistia, devido as imensas raízes de eucalipto, atingirem zonas inferiores da crosta terrestre onde a incidência do minério era gigantesca e pouquíssimo explorada pela ação humana, até porque a dificuldade de se chegar a 30 metros de profundidade em solo arenoso dá um baita trabalho.

image_1486_2-Eucalyptus-gold

Os cientistas também concluíram que esse foi o primeiro caso onde o ouro se acoplou a um ser relativamente vivo, mesmo que provavelmente ele seja 'tóxico' ao eucalipto, já que o eucalipto tenta exteriorizar o ouro e expeli-lo, através das folhas,ao invés de permanecer internamente no caule da gigante árvore.

gold

Calma ai que ninguém pode ficar rico derrubando as árvores de eucalipto, por conta do ouro. Estima-se que em uma árvore adulta contenha apenas 46 partes de bilhão de ouro nela. Entretanto, a descoberta dá margem para que a região seja ainda mais explorada, já que ela abriga 30% de todo o ouro extraído da Oceania.

Vai que isso começa a ocorrer com mais frequência? Estamos localizados na região que tem o maior bioma do planeta. Já pensou?

giphy

 

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+