Entretenimento

Conheça as curiosidades sobre o dólar americano

dólar americano
0

Oficialmente a moeda dos Estados Unidos da América e de países como Equador, El Salvador, Zimbabwe, Timor-Leste e Panamá, o dólar é sem dúvidas a moeda mais conhecida e é, também, uma das mais importantes do mundo hoje. Tanto é que as variações do dólar ditam muitas regras no mundo dos negócios, da política e da economia mundo afora. E não é à toa: a moeda já está em circulação há mais de 200 anos, e, com a potência política e econômica dos Estados Unidos, a moeda só se fortaleceu ao longo dos séculos.

Mas, afinal, quais são os segredos e as curiosidades ao redor da moeda mais importante do mundo? Confira abaixo!

Quarter, cent, dime, nickel, penny

Se você já assistiu a algum seriado americano, já deve ter escutado a palavra quarter, dime, nickel ou penny, que se referem à moeda americana. Mas, apesar de se referirem à mesma coisa, existem diferenças semânticas na utilização dos termos.

1 cent, ou 1 penny, está sempre se referindo a valores muito baixos. Já 5 cents, ou 5 nickels, é referente à composição do material da moeda, pois as moedas de 5 centavos de dólar são compostas por uma liga de cobre-níquel para evitar falsificações.

10 cents, ou 10 dimes, significa a décima parte de um dólar; 25 cents, ou quarter, se refere a um quarto de um dólar; e 50 cents, ou half-dollar, significa a metade de um dólar.

O dólar não é feito exatamente de papel

Você já deve ter ouvido falar a respeito da duração do dólar americano em termos materiais. E a verdade é que o dólar não é feito de papel celulose – se você molhar uma nota americana e colocá-la no sol para secar, não irá aparecer nenhum defeito.

Isso porque a nota é produzida com 75% de algodão e 25% de linho – patenteada pela Crane & Co, as notas são assim fabricadas desde 1879. Ou seja, ela é mais feita de tecido do que de papel.

Como o dólar se tornou o dólar

Afinal, como a influência do dólar se tornou tão grande?

A verdade é que o dólar começou a deslanchar no mundo da economia a partir do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial. Com o desgaste econômico dos países atingidos pela guerra, o mundo se tornou cada vez mais dependente de produtos estadunidenses.

Na prática, isso fez com que os países tivessem que comprar dólar para comprar os produtos, o que passou a confirmar a hegemonia dos EUA. Para se ter uma noção, a Inglaterra, que colonizou a terra estadunidense, passou a ser devedora dos EUA no período do pós-guerra, cedendo aos americanos a liderança monetária.

Origem do nome dólar

Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre o dólar, é importante saber a mais importante: por que dólar?!

O nome vem de uma palavra alemã, “thaler”, que se refere a uma moeda antiga que era feita com prata no século XVI. O significado da palavra é literalmente “vale”, pois era extraída das minas de Joachimsthal (“Vale do Joaquim”), que hoje se encontra na República Tcheca.

Assim como o dólar, o thaler ficou famoso e se tornou a moeda padrão da época.

Super-pele: cuidados e curiosidades sobre o mundo do skincare

Artigo anterior

Calabresa x Melhem: provas inéditas colocam em xeque o escândalo sexual

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido