Compartilhando coisa boa

Super-pele: cuidados e curiosidades sobre o mundo do skincare

pele skincare
0

A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais incríveis, pois sua capacidade de se regenerar e elastecer são encantadoras. Além disso, é a nossa principal proteção contra agressores externos. O cuidado com ela vai além de um creminho no rosto antes de dormir, pois precisa de um pouco mais de atenção para ficar saudável e vistosa. Algumas curiosidades sobre este órgão ainda são desconhecidas por alguns, que nem imaginam de tudo que ela é capaz.

Se a nossa pele pudesse falar, algumas delas cantariam para nós a música Queixa de Caetano Veloso: “você pensa que eu tenho tudo e vazio me deixa, mas Deus não quer que eu fique mudo e eu te grito essa queixa”. O tecido cutâneo é fundamental para nossa saúde e bem-estar, por isso não pode ser tratado com desleixo e falta de cuidado.

Super protetora

Uma das principais funções da pele é proteger nosso corpo da incidência dos raios solares, por isso a exposição ao sol sem protetor solar pode acabar com a saúde dela. Os danos causados pela exposição demasiada, sem proteção, da pele ao sol são responsáveis por cerca de 80 a 90% do envelhecimento da cútis. É que a exposição solar gera inflamação e prejudica a produção de enzimas que degradam o colágeno, o resultado disto é uma pele mais flácida, com rugas e manchas.

Reguladora térmica

Quem prestou atenção nas aulas de química deve lembrar porque trememos de frio: é uma tentativa do corpo em se aquecer e regular a temperatura. Sabe qual é o órgão fundamental neste processo?  A pele! Ela tem a função de manter a temperatura do organismo em equilíbrio. É por isso, que suamos ao fazer exercício físico também, trata-se de uma ação da pele para esfriar o corpo. Além disso, quando ficamos nervosos e estressados, o corpo esquenta e a pele para tentar amenizar produz suor. Mágico, não é?

Camaleoa

A pele está em constante mutação, por meio da renovação celular, responsável por eliminar células mortas, o que deixa o tecido mais luminoso e homogêneo. Por isso, em muitos casos é positivo investir na esfoliação, que acelera o processo de remoção de células mortas. Além de ajudar a desobstruir os poros e com isso ajudar a prevenir o surgimento de cravos e espinhas. Mas todo cuidado é pouco, alguns materiais podem ser muito grosseiros para a pele do rosto, por exemplo, e acabar machucando.

Parceira

Tudo que nós passamos, gera resultados na pele. Não tem aquela história que a pessoa está amando e está com a pele boa? É verdade que quando dormimos bem, estamos felizes, o resultado fica visível no rosto. Mas também quando estamos estressados, desidratados, deprimidos, a cútis revela rapidinho uma falta de viço. Elas podem dar sinais também de baixa imunidade e ausência de vitaminas.

Já que é a pele quem nos ajuda nos desafios diários, é importante não esquecer de hidratá-la em dias frios e tempos secos, quando ela sofre muito com o ressecamento e chega até a inflamar em alguns casos. Consumir frutas como uva, laranja, mirtilo e morango também irão ajudar a neutralizar os radicais livres que influenciam no processo de envelhecimento.

Parafraseando mais uma música cantada por Caetano Veloso: “quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”. Por toda participação da pele na saúde do corpo, ela merece um pouco mais do que um creminho antes de dormir, não é? Uma alimentação balanceada, hidratação abundante, protetor solar e uns suplementos de colágeno com ácido hialurônico são o mínimo que podemos para retribuir a parceira.

Fugindo da lentidão: por que restaurar seu computador regularmente

Artigo anterior

Conheça as curiosidades sobre o dólar americano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido