Curiosidades

Continentes do planeta surgiram milhões de anos antes do que se imaginava

0

Nosso planeta é bastante misterioso. E uma das formas de se provar é que os cientistas estão sempre fazendo novas descobertas a respeito dele e como ele foi em uma época antiga. Entre 200 a 300 milhões de anos atrás, a composição de nosso planeta era muito diferente do que conhecemos hoje em dia. Existia apenas uma gigante massa continental, denominada como Pangeia. Certamente você já ouviu falar a respeito. Época em que as Américas, África, Europa, Ásia, Antártida e Oceania eram todos um só.

Essas massas de terra que nós vivemos representam somente 30% da superfície do planeta. O resto é coberto por oceanos. O surgimento dos oceanos foi um momento crucial na história da vida na Terra. Até porque é neles que a maioria dos humanos vivem. Contudo, ainda não se sabe exatamente quando essas massas continentais apareceram pela primeira vez. E também quais foram os processos tectônicos que as construíram.

Um novo estudo estimou a idade das rochas dos fragmentos continentais mais antigos, chamados crátons, na Índia, Austrália e África do Sul. E que a areia que criou essas rochas teria formado algumas das primeiras praias do mundo.

“Concluímos que os primeiros grandes continentes estavam avançando acima do nível do mar há cerca de 3 bilhões de anos. Muito antes dos 2,5 bilhões de anos estimados por pesquisas anteriores”, escreveram os pesquisadores.

Como emergiram?

Mas como os continentes conseguiram se elevar acima do nível do mar? Eles tem uma característica única: sua crosta espessa e flutuante. Ela dá a eles a possibilidade de flutuar no topo do manto terrestre.

Assim como os icebergs, o topo dos continentes com crosta espessa, geralmente mais de 45 quilômetros de espessura, sobressai acima da água. Enquanto os blocos continentais com crostas mais finas do que 40 quilômetros ficam submersos.

Então, se o segredo da ascensão dos continentes é por conta da sua espessura é preciso se entender como e por que eles começaram a ficar mais densos.

A maioria dos continentes antigos, incluindo o Cráton Singhbhum, são feitos de granitos, que se formaram a partir do derretimento de rochas pré-existentes na base da crosta. Em nossa pesquisa, encontramos os granitos no Cráton Singhbhum formados em profundidades cada vez maiores entre cerca de 3,5 bilhões e 3 bilhões de anos atrás, o que implica que a crosta estava se tornando mais espessa durante essa janela de tempo”, escreveram os pesquisadores.

Influência

Por conta dos granitos serem um tipo de rocha menos densa, a antiga crosta do Cráton Singhbhum teria se transformado progressivamente em mais flutuante conforme se tornava mais espessa.

“Calculamos que, por volta de 3 bilhões de anos atrás, a crosta continental do Cráton Singhbhum cresceu para ter cerca de 50 km de espessura, tornando-a flutuante o suficiente para começar a subir acima do nível do mar”, pontuaram os pesquisadores.

E essa ascensão dos continentes teve uma influência bem grande no clima, na atmosfera e nos oceanos da Terra primitiva.

Fonte: https://www.sciencealert.com/earth-s-continents-emerged-millions-of-years-earlier-than-we-realized-scientists-say

Avalanche de resíduos plásticos gerados na pandemia está chegando aos oceanos

Artigo anterior

Psicólogos dizem que estamos fazendo o mindfulness errado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido