Curiosidades

Copo Stanley faz mal para saúde? Empresa responde se existe risco de contaminação por chumbo

0

Há algum tempo, os copos térmicos se tornaram um sucesso no mundo todo. E dentre todas as marcas desse produto, a Stanley com certeza é a mais conhecida. Seu copo promete manter a temperatura da bebida por muito tempo. Mas com tanta popularidade, as pessoas começaram a questionar se o produto fazia mal para a saúde.

Esse questionamento não surgiu do nada. Ele veio porque a marca Stanley usa chumbo, que é um elemento tóxico, na composição dos seus produtos. Claro que conforme esses questionamentos foram ficando mais intensos a empresa teve que se pronunciar a respeito.

Chumbo na composição do copo Stanley

Olhar digital

De acordo com a CNN, vídeos nas redes sociais mostravam pessoas usando kits de teste de chumbo para testar se esse elemento realmente estava presente nos famosos copos. O resultado mostrou que sim, os produtos Stanley têm chumbo na sua composição.

No entanto, mesmo que ele seja tóxico e cumulativo no corpo, o chumbo não entra em contato com quem está usando o copo. De acordo com a empresa, o elemento é usado como parte do isolamento a vácuo e é coberto por uma camada de aço inoxidável, o que faz uma proteção contra a exposição.

Além disso, o porta-voz da Stanley escreveu que quando o chumbo é selado nessa área de vedação do copo e então é coberto com aço, ele não é acessível às pessoas que estão usando os produtos. Por isso que ele não é capaz de afetar a pessoa de forma direta e nem mesmo o conteúdo que estiver dentro dos recipientes.

E não é somente a Stanley que tem o chumbo presente em seus produtos. Esse elemento também é visto em outras marcas. Dessas outras, algumas já até tiveram recalls nos EUA por conta de colocar seus usuários em risco de exposição.

Existem riscos?

Digital outlet

Por mais que seja improvável que o chumbo dos copos Stanley contamine as pessoas que os usam, isso não é algo impossível de acontecer. De acordo com Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures, uma aliança de ONGs e cientistas e doadores para reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos, ainda é preciso ter um cuidado com os copos Stanley ou qualquer outro produto que tenha chumbo.

Até porque, mesmo que não haja risco de exposição se o copo continuar intacto, se o lugar onde o chumbo estiver sofrer algum dano, existe sim a possibilidade de uma contaminação.

Por isso que, na visão de Houlihan, se a Stanley tem que confirmar que seu produto irá permanecer intacto para que ele seja seguro, existe um problema de segurança no material e os clientes estão sendo colocados em risco.

Mesmo assim, a marca fez questão de reforçar que é raro que o chumbo fique exposto. Mas se isso acontecer, a pessoa pode trocar seu produto em uma garantia vitalícia.

Contaminação por chumbo

Como dito, o chumbo é um metal tóxico. Por isso que ele pode causar vários problemas, como renais, reprodutivos, de desenvolvimento e anemia. E não existem níveis seguros de exposição.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, esse elemento também afeta a capacidade de aprendizagem, de prestar atenção e o desempenho acadêmico. No caso de crianças expostas a ele, o sistema nervoso pode ser afetado e ter como consequência deficiência auditiva e a função das células sanguíneas comprometida.

Outro ponto é que o chumbo se bioacumula no corpo. Isso quer dizer que ele fica no organismo com o passar do tempo, e se existir uma exposição contínua, ele também se acumula.

De acordo com Olga Naidenko, vice-presidente de investigações científicas do Grupo de Trabalho Ambiental, uma ONG “dedicada à proteção da saúde humana e o meio ambiente”, por conta de tudo isso, empresas começaram a usar alternativas para o chumbo como uma maneira de vedar os copos térmicos como o copo Stanley.

Popularidade

Olhar digital

Em 2014, a PMI Worldwide, dona da marca Stanley, comprou a empresa familiar brasileira Aladdin. Depois disso, ela ganhou capilaridade e logística para apresentar a marca Stanley aos brasileiros. Eles foram apresentados principalmente na região sul, onde existe um mercado para as garrafas térmicas que conseguem manter a água quente.

Contudo, com o passar do tempo, mais pessoas foram usando os copos Stanley também para as bebidas frias. E quem relacionou os produtos da marca com o clima quente do Brasil e atividades ao ar livre foi Andréa Martins, presidente da PMI Worldwide América Latina.

“O crescimento que tivemos se deve à legião de fãs que fomos criando e também ao fato de o Brasil ser o terceiro maior mercado consumidor de cerveja no mundo. É um país quente e o brasileiro gosta de cerveja muito gelada. Aí nosso produto cai de forma perfeita. Nisso, começamos a comunicar ao público que a bebida fica gelada até o último gole. Hoje, se você vai à praia com uma long neck, metade da bebida esquenta. Então, foi algo que veio totalmente alinhado com a cultura do Brasil”, conta Andréa.

“A divulgação foi muito no boca a boca entre comunidades de fãs porque como um produto mais caro, o consumidor tem que ver se realmente funciona. Mas não foi só isso. A partir de 2020, começamos a ter uma presença mais forte nas redes sociais, com esforço para atrair também microinfluenciadores, porque é um produto que ganha valor conforme você experimenta”, continuou.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Digital outlet

Será que cães e gatos também podem ter alergia a humanos?

Artigo anterior

Perseverance pode já ter encontrado vida em Marte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido