Curiosidades

Coreia do Norte: Kim Jong-un está preparando filha para ser sua sucessora?

0

A Coreia do Norte é um dos lugares mais misteriosos e amedrontadores do mundo. Sob o controle de Kim Jong-un, o país asiático vive um regime ditador, em que o líder supremo está no poder há anos e provavelmente passará o seu poder a um sucessor, sem eleições, sem escolha do povo. E um fato interessante chamou a atenção do mundo recentemente.

Por duas vezes na mesma semana, a filha e Kim Jong-un apareceu em público. Isso é realmente algo curioso e inédito. A partir daí, muitas especulações começaram a surgir, principalmente a de que ele estaria preparando a garota para assumir o poder do país futuramente.

No entanto, a mídia do país não revelou informações básicas, como nome e idade da jovem. A única descrição foi: a filha mais amada do líder. A KCNA, que é a Agência de Notícias Estatal da Coreia do Norte, disse que no fim de novembro, Kim Jong-un e a filha teriam se reunido com cientistas no lançamento do míssil Hwasong-17.

As últimas imagens divulgadas pela KCNA não tinham qualquer data, mas de acordo com a agência, o líder coreano e sua filha ficaram na frente de uma multidão “cheia de paixão e felicidade sem limites”, expressando ainda a “maior glória e ardente reverência por ele”. Não há informações oficiais sobre ela, mas acredita-se que a pequena se chame Kim Ju-ae.

O que se sabe sobre a filha de Kim Jong-un?

Kim Jong-un é o líder do país mais secreto do mundo. A Coreia do Norte faz todos os esforços possíveis para deixar tudo que acontece por lá dentro de suas fronteiras. A mídia exterior pouco sabe sobre sua vida de forma geral. Em julho de 2012, o país norte-coreano confirmou que Ri-Sol-ju era a esposa de Kim, exatamente um mês após terem sido vistos em público pela primeira vez.

Desde então, outros países como a Coreia do Sul, por exemplo, especulam sobre a vida do casal. Levanta-se a questão de que tenham três filhos, sendo duas meninas e um menino. Ju-ae aparentemente é a mais velha.

Em setembro de 2013, Dennis Rodman, jogador de basquete americano aposentado, viajou para a Coreia do Norte durante uma “turnê diplomática de basquete”. Ele afirmou ao The Guardian que Kim tinha uma filha. “Segurei sua bebê Ju-ae e também conversei com a esposa de Kim Jong-un. Ele é um bom pai e tem uma família linda”, disse. No entanto, na época não houve qualquer resposta oficial confirmando isso por parte da Coreia do Norte.

A primeira aparição em público

No dia 19 de novembro desse ano, a KCNA divulgou diversas imagens de Jong-un e sua família. Isso confirmou rumores de longa data sobre a existência deles. Segundo a mídia local, os dois conversaram com algumas autoridades, além de inspecionarem mísseis e assistirem ao lançamento de um míssil balístico intercontinental de uma plataforma de observação.

Mas os jornais não revelaram detalhes mais precisos. O especialista em Coreia do Norte do Stimson Center, Michael Madden, dos Estados Unidos, acredita que a pequena tenha entre 12 e 13 anos. Para ele, essa aparição em público passa uma mensagem do líder supremo do país. Ele pode estar querendo apresentar a quarta geração de sucessão.

“A revelação da filha de Kim Jong-un interessou muito mais os analistas norte-coreanos do que a notícia de que o país lançou com sucesso seu míssil balístico intercontinental mais poderoso”, disse Jean MacKenzie, correspondente da BBC em Seul. “Isso significa que ela foi escolhida como sucessora de Jong-un e um dia governará a Coreia do Norte?”, questionou.

Nova aparição da garota

Uma semana após a primeira aparição e divulgação de fotos entre o pai e filha, a KNCA publicou mais uma sequência de fotos dos dois. Mais uma vez nem a idade nem seu nome oficial foram revelados. No entanto, dessa vez ela foi descrita como “a filha mais amada” ou “preciosa” do líder norte-coreano.

“Isso é certamente impressionante. A fotografia de Kim Ju-ae ao lado do seu pai enquanto os técnicos e cientistas envolvidos no último lançamento do ICBM comemoram o feito sustentaria a ideia de que este é o começo de seu posicionamento como sucessora”, afirmou Ankit Panda, que é especialista do Carnegie Endowment for International Peace à BBC.

Mas diversos especialistas disseram que ainda é cedo para alguém suceder o “marechal”. Chun Su-jin, autora sul-coreana de um livro sobre mulheres do país do norte, afirmou que seria impossível a elite do país aceitar a filha do atual líder como governante.

“O país não está preparado para uma líder mulher”, disse. “Kim está apenas tentando provar que é um pai amoroso, não apenas um ditador brutal que dispara mísseis”, completou. Assim como ela, vários especialistas confirmam que na Coreia do Norte, gênero é algo ainda importante para ser um líder.

Fonte: UOL

Starlink terá limite de dados de 1 TB a partir de fevereiro de 2023

Artigo anterior

Por que o drink de James Bond tem que ser batido?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido