Curiosidades

Por que o drink de James Bond tem que ser batido?

0

Difícil é não conhecer a famosa franquia de filmes 007. Isso porque ela está há décadas entre as mais populares e amadas sequências de filmes. Até hoje, qualquer longa do universo logo se torna um grande sucesso. Algumas frases icônicas e atitudes de James Bond se tornaram um verdadeiro marco. “Meu nome é Bond, James Bond”, por exemplo, é conhecida por pessoas de todas as gerações.

Além dessa frase do agente secreto, a “batido, não mexido” também marcou. Essa em questão é dita sempre que ele pede o seu drink preferido no bar. O que Ian Fleming, escritor do filme não sabia, é que esse bordão se tornaria tão famoso e causaria tanto alvoroço entre os amantes da franquia. Isso acontece porque foi o próprio escritor que inventou a bebida.

Além da criação, ele ainda inovou com o modo de preparo. O Vesper Martini tão amado por James Bond é uma versão própria do famoso Dry Martini, que tem como base vodka, gin e Lillet, um aperitivo francês que possui uma leve combinação de vinhos e licor de laranja. O mais chocante é que o Dry Martini não deve, nunca, ser batido. Mas qual é a diferença do preparo?

Diferença entre a bebida de James Bond e o Dry Martini tradicional

Existe mais de um modo de preparo dos drinks. Esses vão um pouco além do que o bartender quer fazer naquele momento. O modo mais fácil e clássico são os drinks montados. Nele, os ingredientes são colocados de modo aleatório e posteriormente despejados no copo onde será servida a bebida.

O Sex on the beach, por exemplo, é uma ótima forma de definir esse tipo. Seguindo essa mesma linha, podemos adicionar o throw, que é quando a bebida é lançada de um lado para o outro com a finalidade de misturar.

Os drinks mexidos e batidos

Basicamente uma diferença pequena a princípio, certo? Os drinks mexidos são misturados com a ajuda da bailarina, que é aquela colher comprida que os bartenders utilizam. Ela permite que o líquido alcoólico se misture com o gelo.

Enquanto isso, os coquetéis batidos são os drinks mexidos com a ajuda da coqueteleira. Fácil a explicação, não acha? Então qual seria a verdadeira polêmica por trás do ato de misturar e o de bater um drink assim?

Basicamente, o ato de mexer ou bater faz com que o drink resfrie ou se dilua durante o processo. Bater o drink traz resultados rápidos. Isso porque mexer os coquetéis que precisam ser batidos pode fazer com que eles estraguem, visto que a coqueteleira serve para modificar as texturas e deixar o drink homogeneizado.

Desta forma, os coquetéis são mexidos quando a densidade da bebida é o que você busca, quando não deseja alterar sua textura e aparência, mas somente misturar os ingredientes presentes. Lembrando que é possível atingir o mesmo nível de resfriamento e diluição mexendo por 90 a 120 segundos. Enquanto isso, você consegue a mesma temperatura batendo por no máximo 20 segundos.

Inclusive, outra polêmica assola o meio. A comunidade coqueteleira ainda recomenda que os drinks jamais sejam mexidos por mais de 30 segundos. Isso porque eles podem ficar diluídos e frios como se tivessem sido batidos.

Fonte: MC

Coreia do Norte: Kim Jong-un está preparando filha para ser sua sucessora?

Artigo anterior

Em forma de tartaruga, projeto de iate quer criar cidade flutuante de luxo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido