Curiosidades

Desenhos misteriosos na Índia podem ser as maiores imagens já feitas por humanos

0

O conhecimento humano se dá devido a uma das principais características que diferenciam os humanos dos outros animais; a inteligência. Ela é o que nos permite estar em constante evolução. E é a responsável pelo que somos e sabemos. Como nossa história é feita por “buracos”, que são os trechos que não conhecemos, as descobertas arqueológicas vêm para tentar preenchê-los.

Novas descobertas nos proporcionam uma nova perspectiva sobre alguns capítulos que passaram. E nos dão uma nova compreensão sobre a humanidade. Como por exemplo, esses desenhos misteriosos esculpidos na terra encontrados no deserto de Thar, na Índia.

Descoberta

Segundo os pesquisadores, as figuras foram descobertas recentemente e são tão imensas que, provavelmente, nunca foram vistas por inteiro pelas pessoas que as fizeram.

Esses desenhos enormes são exemplos de geoglifos, que são representações gigantescas feitas à mão e padrões construídos ou esculpidos na terra, que várias vezes ocupam um espaço tão grande que sua forma completa só pode ser apreciada de longe.

Dentre todos os geoglifos conhecidos e com relevância histórica, incluindo as famosas Linhas de Nazca, essas formações no deserto de Thar parecem estar sozinhas. Mas elas podem ser as maiores representações gráficas já feitas por humanos.

“Até agora, esses geoglifos, os maiores descobertos em todo o mundo e pela primeira vez no subcontinente indiano, também são únicos em seus signos enigmáticos”, explicaram os pesquisadores.

Desenhos

Quem descobriu esses geoglifos foram dois pesquisadores independentes da França; Carlo e Yohann Oetheimer. Eles localizaram os geoglifos através do Google Earth durante um levantamento virtual da região do deserto de Thar. O local tem aproximadamente 200 mil quilômetros e fica sobreposto à Índia e ao Paquistão.

E no meio de uma paisagem seca enorme, os pesquisadores conseguiram identificar vários lugares ao redor da Cidade Dourada de Jaisalmer que estavam marcados por linhas geométricas que se pareciam com geoglifos.

Então eles fizeram uma inspeção mais detalhada durante um estudo de campo realizado em 2016. Usaram um veículo aéreo desenroscado (UAV) e com isso conseguiram revelar que alguns dos locais eram sulcos cavados para plantações de árvores. Mas também ajudou a revelar um aglomerado de formações de linhas misteriosas e que não tinham árvores.

Dentre todas, duas figuras geométricas notáveis, perto da aldeia de Boha, se destacaram. Era uma espiral gigante e um desenho em forma de serpente. Cada uma conectada por um feixe de linhas sinuosas.

As linhas que fazem essa figura foram feitas no solo com uma profundidade variando até 10 centímetros. Elas se espalham por 20 a 50 centímetros de largura. De perto, essas dimensões podem não  parecer muita coisa, mas o que elas acabam criando é.

Juntas elas fazem o maior geoglifo identificado. É uma espiral assimétrica gigante feita de uma única linha circular que percorre 12 quilômetros em uma área de 724 metros de comprimento por 201 metros de largura.

Observações

E a sudoeste desse desenho tem um geoglifo serpentino feito por uma linha de 11 quilômetros de comprimento. Essa linha engloba o desenho da serpente, uma espiral e uma sequência longa de linhas no estilo boustrophedon retorcendo e para frente.

“A espiral gigante e a figura serpentina são definitivamente os principais pontos de interesse, intimamente ligados a Boha 3, sugerindo que todos os outros geoglifos foram criados como uma estrutura para este conjunto. Devido à sua proximidade espacial, os padrões 1, 2 e 3 podem ser percebidos como um projeto sequencial”, escreveram os pesquisadores.

“Após extensa pesquisa, consideramos os geoglifos de Boha as maiores figuras geométricas artificiais abstratas e organicamente organizadas descobertas até agora. Continuamos convencidos de que esses geoglifos únicos estão intimamente ligados ao seu contexto geográfico e cultural e, possivelmente, contêm uma mensagem universal ligada ao Sagrado e ao cosmos”, concluíram os estudiosos.

Banho quente dá alguns dos mesmos benefícios que exercícios, explica cientista

Matéria anterior

Mais concentração no home office? Consuma esses alimentos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.