Curiosidades

Banho quente dá alguns dos mesmos benefícios que exercícios, explica cientista

0

A relação de amor e ódio com exercícios físicos é grande. Existem aquelas pessoas que amam, não vivem sem o hábito na rotina, do tipo que, se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas será  um dia perdido. Mas há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura, que é fazer alguma atividade.

Mesmo que todos saibam que praticar exercícios físicos faça bem à saúde, a rejeição a eles continua grande. Eles ajudam a melhorar doenças, perder peso e podem até melhorar o humor. Os benefícios são muitos, mas quando o ranço se instala, não há quem o tire.

Uma coisa que parece o sonho dessas pessoas, que não gostam de exercício, é conseguir todos os benefícios que eles proporcionam, mas sem precisar mexer um único músculo sequer.

Estudo

E para a alegria de muitos, uma pesquisa foi feita para ver se um banho quente ou uma ida à sauna também não poderia dar os mesmos benefícios para o corpo que um tempo de exercícios físicos. E as evidências, até o momento, parecem promissoras.

Por mais que se fale que atividade física é um ótimo remédio, no mundo todo, aproximadamente 25% dos adultos não conseguem atingir os níveis mínimos de exercícios que são recomendados, que são 150 minutos de atividade moderada ou 75 de atividade intensa semanalmente.

No mundo em que vivemos, onde grande parte dos empregos são em um escritório durante horas e as tarefas podem ser resolvidas com um apertar de botão, é fácil compreender o motivo que levou a sociedade a níveis maiores de sedentarismo. Contudo, existe uma necessidade urgente de encontrar alternativas para melhorar a saúde das pessoas.

Por conta disso, os pesquisadores estão investigando como os banhos quentes e saunas podem afetar o corpo. Até porque, ao longo da história, várias culturas usaram a terapia de calor para melhorar a saúde.

Relação

Entretanto, até pouco tempo atrás, os benefícios do banho eram vistos como não científicos. Mas nas últimas décadas as evidências têm crescido, e atualmente se sabe que tomar um banho regularmente em uma sauna ou banheira de hidromassagem pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Além de trazer benefícios mais amplos para a saúde.

“Nossa revisão recente da pesquisa descobriu que banhos regulares de sauna ou banheira de hidromassagem podem trazer alguns benefícios de saúde semelhantes aos de exercícios aeróbicos de intensidade baixa a moderada, como caminhar, correr e andar de bicicleta. À primeira vista, comparar um banho quente ou sauna a uma corrida pode parecer ilógico, afinal, o primeiro tende a ser visto como relaxante e o último cansativo, mas eles são mais semelhantes do que se imagina”, explicou Charles James Steward, que integra um grupo de pesquisadores da Coventry University.

As semelhanças entre banho e exercícios vão além do que a pessoa pode sentir fisicamente. Através de exames de ultrassom das artérias os estudiosos também observaram um aumento no fluxo sanguíneo.

É importante ressaltar que fora do laboratório, estudos observacionais feitos a longo prazo também mostraram que a aplicação de calor em repouso, o que é chamado de “aquecimento passivo”, tem um potencial de ser tanto prazeroso, como prático e potente para melhorar a saúde.

Esses lagartos descobriram forma incrível de respirar debaixo d’água

Matéria anterior

Desenhos misteriosos na Índia podem ser as maiores imagens já feitas por humanos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.