Curiosidades

Mais concentração no home office? Consuma esses alimentos

0

Não existe nenhuma dúvida de que 2020 foi um ano difícil para todo mundo. Por mais que nós ainda estejamos vivendo a pandemia do coronavírus, as vacinas contra a doença começaram a chegar e a serem distribuídas. Isso dá a todos uma esperança, mais que necessária, de uma possível volta à normalidade ainda nesse ano.

Entretanto, vivendo praticamente um ano dentro de casa, e com várias restrições e medidas de segurança, os hábitos de todos mudaram. A maioria dos países adotou medidas para tentar conter a propagação do vírus. E uma das medidas no Brasil, e praticamente no mudo todo, foi o isolamento.

Mesmo estando isoladas as pessoas ainda precisam trabalhar e o homeoffice, que já é bem comum em várias nações, ficou mais em evidência. Várias pesquisas dizem que trabalhar de casa diminui o estresse e aumenta a produtividade. Por mais que os resultados sejam positivos, fazer a própria casa de escritório exige mais responsabilidade e organização. Até porque, justamente por estar em casa as distrações podem ser inúmeras.

Home office

Já que você está em casa, a ideia pode até parecer boa de trabalhar no quarto. Mas na realidade, o lugar pode prejudicar bastante na produtividade. Isso porque, quando trabalhamos no quarto, o nosso cérebro pode manter uma agitação, mesmo quando for a hora de descansar, já que o local não mudou. E isso pode acarretar em ansiedade e dificuldades para dormir.

O ideal é separar um canto na residência para ser o lugar de trabalho. E variar a rotina pode ajudar na produtividade.

E assim como a forma de trabalhar, vários outros hábitos também mudaram por conta  da pandemia. Por exemplo, houve um aumento grande na busca por um estilo de alimentação mais saudável. Justamente por conta dessas mudanças apresentamos aqui que existe uma forma de unir esse estilo de vida com o ganho de concentração na hora de trabalhar de casa.

Concentração

De acordo com Edvania Soares, nutricionista parceira da Natural One, a solução mais fácil para os problemas como a falta de foco pode estar na ingestão de alimentos estratégicos no dia a dia.

“Quando a gente pensa em foco, a gente tem que pensar em três aminoácidos: teanina, taurina e triptofano, para dar foco e concentração, mas também mais energia”, disse ela.

O triptofano, por exemplo, não ajuda apenas na concentração. Ele também estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que é o responsável por regular o sono, bom humor e a sensação de bem estar. O que quer dizer que ele é essencial para a pessoa manter o bom humor nesses tempos difíceis que o mundo está passando.

Além disso, Edvania explica que no homeoffice  as pessoas acabam trabalhando por mais tempo. E em vários casos, isso aumenta o índice de cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse.

“Para diminuir o hormônio do estresse é importante aumentar o consumo de alimentos como frutas vermelhas, como a framboesa. Abacate e chás de mulungu e camomila, também trazem a sensação de relaxamento”, concluiu ela.

Desenhos misteriosos na Índia podem ser as maiores imagens já feitas por humanos

Matéria anterior

Essa é a melhor maneira de fazer carinho em seu gato, de acordo com a ciência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.