Ciência e Tecnologia

Dezembro traz a rara chance de observar 6 planetas ao mesmo tempo

0

Dezembro trará uma surpresa agradável para os fãs de Astronomia, permitindo que o público possa observar vários planetas de uma só vez.

Esse fenômeno é raro, uma vez que depende do exato alinhamento do Sistema Solar para que sejam refletidos em nosso céu. No entanto, o último mês do ano permitirá uma oportunidade incomum, possibilitando encontrar nada menos do que seis corpos celestes.

A melhor época será na última semana de dezembro, durante o pôr do sol, pois o brilho estará mais pronunciado. Entretanto, ao longo de todo o mês existirão datas específicas para os amantes de planetas encontrarem os globos no céu.

Segundo previsões, o horizonte trará Mercúrio e Vênus, seguidos por Saturno, localizado mais em cima. Júpiter ficará no alto do céu, por ser o maior planeta, em termos de tamanho, e também teremos Urano e Marte na parte nordeste do céu.

Ao longo do ano, existem várias ocasiões em que alguns deles se alinham, e especialistas aproveitam para tomar notas sobre nossos vizinhos estelares. No entanto, são poucos os momentos em que esses planetas estão exatamente ao mesmo tempo na órbita visível.

Alguns são mais fáceis de identificar, pelo tamanho ou pelo brilho do Sol, mas durante dezembro a expectativa é que não exista nenhuma dificuldade para observar os planetas ao mesmo tempo.

Como observar vários planetas ao mesmo tempo?

Via Revista Galileu

Se você não quer perder essa oportunidade de ouro para a astronomia, vale a pena considerar algumas alternativas para analisar o céu e encontrar seus planetas preferidos.

A principal recomendação é usar algum site ou aplicativo oficial, que permite descobrir a posição dos planetas e os horários de visibilidade. Claro, considere as condições climáticas, e veja se existem chances de chuva ou nuvens, por exemplo.

Alguns corpos são mais visíveis a olho nu, como Vênus e Júpiter, por serem mais brilhantes e grandes. Assim, são fáceis de localizar no céu durante o período de exibição noturna.

Com isso, será possível encontrar o restante dos planetas mais facilmente, pois eles serão seu guia de visão. Siga para os pontos indicados, a norte e nordeste, e encontre os demais planetas.

O mais difícil pode ser Mercúrio, confundido com uma estrela pela posição em relação ao sol, que ofusca seu brilho. Nesse caso, se não quiser arriscar, invista em um instrumento de observação noturna para encontrar os alinhamentos.

Calendário de exibições

Se não quiser se esquecer de observar os planetas ao mesmo tempo durante dezembro, anote o calendário de exibições feito com base nas análises astronômicas e possíveis posições.

Lembre-se de que essas datas podem mudar, e acompanhe seu aplicativo oficial preferido para conferir cada evento:

Dia 8

No dia 8 de dezembro, Marte estará ainda mais perto da Terra, por conta da rotação e da passagem próxima do Planeta Vermelho. Ao mesmo tempo, será possível localizar Mercúrio mais ao fundo.

Procure pela constelação de Touro assim que a noite começar para ver os dois planetas juntos.

Dia 14

Enquanto isso, o dia 14 reserva mais uma surpresa para os acompanhantes da astronomia, com uma chuva de meteoros que irá passar na constelação de Gêmeos, cruzando com Vênus ao fundo.

Vários locais do Brasil poderão conferir o show, e o melhor horário será próximo da madrugada, desde que o tempo esteja favorável.

Dia 21

Por fim, na terceira semana de dezembro, próximo ao dia 21, acontece o famoso solstício de verão.

Nesse dia, o Sol estará na posição mais ao Sul da Terra, e terá o dia mais longo do ano. Por isso, ao entardecer, será possível visualizar Vênus, Júpiter e Marte.

Alguns pontos podem ter mais sorte do que outros na hora de visualizar os planetas, mas vale a pena a tentativa, por conta do espetáculo celeste ao entardecer.

Todos os dias no pôr do sol

E para quem não quer esperar, é possível visualizar Mercúrio mais próximo dos fins de tarde, junto de Marte, Vênus e Saturno, dependendo da posição.

Encontre o local mais favorável, e tente localizá-lo na linha do horizonte, junto com o Sol. Pode ser um espetáculo, e poderemos observar os planetas ao mesmo tempo conforme a noite chega.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Revista Galileu

Mulher perde 35 quilos com chip no cérebro que inibe desejo de comer

Artigo anterior

Mulher comete furto e fica nua após receber voz de prisão em loja do Ceará

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido