Curiosidades

Mulher perde 35 quilos com chip no cérebro que inibe desejo de comer

0

Perder alguns quilos não é uma tarefa nada fácil. Em busca de uma vida mais saudável e prática, diversas pessoas travam longas e dolorosas lutas contra a balança e o desejo por comer. A prova disso é a forma como nos deparamos com homens e mulheres fazendo dietas em busca do corpo “ideal”. No entanto, esse método pode ser ineficaz sozinho na maioria das vezes.

Então algumas decisões mais intensas precisam ser tomadas. Há quem opte por exercícios ao ar livre, enquanto outros preferem rotinas intensas na academia e, em casos mais sérios, optam por cirurgias de redução do estômago. Os meios são diversos, mas todos buscando o mesmo resultado.

Diante do assunto, a história de Robyn Baldwin, uma americana de 58 anos, chamou a atenção do mundo todo recentemente. Isso porque, com a ajuda de um chip especial, a mulher conseguiu perder 35 quilos. O uso do objeto a fazia perder o desejo compulsivo por comer de forma desenfreada, como estava acostumada. Confira a seguir mais detalhes sobre a luta de Robyn em busca do emagrecimento.

A americana que perdeu 35 quilos com a ajuda de um chip

Robyn Baldwin tem 58 anos e lutou por décadas tentando perder alguns quilos. Em 2020 decidiu tomar uma decisão que mudaria sua vida. Ela então se inscreveu em um estudo piloto para implantar um chip de estimulação cerebral profunda. O objetivo era controlar o seu desejo compulsivo por comer. De acordo com ela mesma, essa era a única forma de reduzir a alimentação e a quantidade de vezes que comia por dia.

Em pouco mais de dois anos ela já conseguia notar a olho nu a diferença, pois havia perdido 35 quilos e continuava emagrecendo. “Nunca serei uma daquelas pessoas que dizem ‘eu amo couve’ porque isso não vai acontecer, mas definitivamente mudou a maneira como lido com a comida agora”, disse.

O estudo realizado em Robyn partiu da Escola de Medicina Perelman, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e foi publicado na revista Nature em agosto desse ano (2022). Após os resultados que foram extremamente positivos, Robyn se tornou modelo a ser seguido por aqueles que querem perder uns quilos que lhe incomodam.

Tentativas anteriores de perder alguns quilos

Em 2003, Robyn precisou passar por uma gastroplastia com derivação intestinal ou by-pass gástrico, visto que pesava 150 quilos. Trata-se de um tipo de cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago. Os médicos optaram por esse procedimento a fim de restringir a quantidade de alimentos que Robyn conseguia ingerir por dia.

Após a cirurgia, Robyn perdeu 59 quilos e conseguiu manter o peso abaixo dos 100 quilos por sete anos. No entanto, seu marido foi diagnosticado com um tumor cerebral e o estresse causado por isso resultou no aumento de peso. Robyn descontava o que estava sentindo comendo de forma compulsiva. Foi aí então que ela “recuperou” todo aquele peso que havia lutado tanto para perder.

“Eu comia o dia todo, mas nunca percebi que era uma comedora compulsiva. Adoro sorvete a ponto e comê-lo até ficar doente. Se fizermos uma grande tigela de espaguete, posso apenas sentar e comê-la na panela”, contou Robyn ao portal Today.com.

O chip e seu impacto no controle de peso

Cirurgias de redução ajudam a emagrecer, mas não interferem no desejo de comer ou na compulsão alimentar. Embora o tamanho do estômago seja reduzido, muitos ainda sofrem com o desejo de se alimentar constantemente.

A equipe do pesquisador Casey Halpern, chefe de neurocirurgia estereotáxico e funcional da Escola de Medicina Perelman, estuda constantemente o dispositivo de estimulação cerebral profunda e como ele pode ajudar as pessoas. O mesmo implante já foi usado para controlar tremores em pacientes que sofrem de Parkinson e convulsões, por exemplo.

A ativação desse dispositivo foi a chance de uma nova vida para Robyn, que passou a comer menos e sem sofrer por isso. Ela diz ainda que não pensa mais em comida o tempo todo, como antigamente. Ressaltou ainda que se contenta agora com apenas uma colher de sorvete.

Fonte: Metropoles

 

Erupção do maior vulcão ativo do mundo vira “show de lava”. Assista!

Artigo anterior

Dezembro traz a rara chance de observar 6 planetas ao mesmo tempo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido