Saúde

O que é sedentarismo e como ele impacta a saúde? Veja 11 ações-chave para deixar de ser sedentário

0

O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, celebrado anualmente em 10 de março no Brasil, destaca a importância do exercício físico para a saúde.

O sedentarismo, conforme definido pelo Ministério da Saúde brasileiro, refere-se a um estilo de vida com baixa atividade física, envolvendo principalmente atividades realizadas enquanto se está sentado, reclinado ou deitado.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% da população brasileira é sedentária, uma das taxas mais elevadas na América Latina.

Tanto o governo brasileiro quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para os danos à saúde associados ao sedentarismo.

A OMS ressalta que a prática regular de atividade física é fundamental para prevenir e controlar doenças como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

Além disso, o combate ao sedentarismo também ajuda a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, e também contribui para mais concentração e na qualidade de vida.

Via Freepik

O que seria uma pessoa não-sedentária?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em suas Diretrizes sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários, um documento publicado em 2020, alerta que um estilo de vida excessivamente sedentário pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. O documento incentiva pessoas em todo o mundo a se manterem ativas.

A OMS recomenda que os adultos realizem pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, ou o equivalente em atividade vigorosa, e que crianças e adolescentes realizem em média 60 minutos por dia.

No entanto, a agência ressalta que qualquer quantidade de exercício físico é melhor do que nenhum, e que mais atividade é sempre benéfica.

A organização reconhece que todas as formas de atividade contam para o combate do sedentarismo, desde esportes e recreação até atividades diárias como deslocamento para o trabalho ou tarefas domésticas.

Uma maneira eficaz de incorporar atividade física na rotina é utilizar as escadas e estacionar o carro mais longe do destino desejado, incentivando assim a realização de mais passos ao longo do dia.

11 dicas de combate ao sedentarismo

De acordo com a OMS, aproximadamente 4 a 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se as pessoas se tornassem mais ativas fisicamente.

Embora abandonar um estilo de vida sedentário e praticar esportes possa ser desafiador, algumas ações podem ajudar:

1. Encontre motivação

Escolha um programa de exercícios que o mantenha incentivado, recomenda o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Estabelecer uma meta, como reduzir o estresse ou controlar um problema de saúde, pode ajudar a alcançar o objetivo.

2. Comece gradualmente

Essa sugestão é especialmente útil para aqueles que estão inativos há muito tempo e também ajuda a prevenir lesões.

Via Freepik

3. Escolha uma atividade física que você aprecie

Dessa forma, é mais provável que você mantenha o exercício ao longo do tempo.

Aulas de dança, ioga ou caratê podem ser boas opções, além disso, os aspectos sociais desses grupos podem ser gratificantes e motivadores para abandonar o sedentarismo, afirma a fonte médica.

4. Opte pelas escadas em vez do elevador

Esta é outra maneira eficaz de incluir atividade física em sua rotina.

Atitudes semelhantes incluem caminhar para conversar com um colega de trabalho em vez de enviar um e-mail e adicionar pelo menos dez minutos de caminhada durante o horário de almoço.

5. Estacione o carro longe

O MedlinePlus também sugere caminhar ou estacionar longe do local desejado, pois isso incentivará uma maior movimentação.

6. Não evite as tarefas domésticas

Passar o aspirador de pó, cuidar do jardim, lavar o carro… As atividades cotidianas também contribuem significativamente.

7. Opte por caminhar mais ao usar o transporte público

Por exemplo, para os usuários de ônibus, uma sugestão é descer em uma parada anterior e caminhar o restante do percurso, conforme orientação do serviço médico dos Estados Unidos.

Via Freepik

8. Reduza o tempo de tela

Para a maioria das pessoas, a melhor maneira de combate ao sedentarismo é reduzir o tempo gasto assistindo TV e usando computador e outros dispositivos eletrônicos.

9. Levante-se a cada 30 minutos

A Mayo Clinic, uma instituição de pesquisa e educação médica sem fins lucrativos, recomenda pausas para levantar e evitar ficar sentado o dia inteiro.

10. Caminhe enquanto fala ao telefone

Essa é mais uma pequena alteração na rotina que pode substituir o tempo prolongado sentado, conforme sugere a clínica.

11. Use uma mesa elevada

Por fim, trabalhar em pé usando uma bancada é uma opção para aqueles que precisam ficar sentados o dia todo em frente a uma mesa.

Especialistas também destacam a a importância de buscar orientação médica antes de iniciar um programa de exercícios, especialmente para aqueles que não têm sido ativos recentemente ou que têm uma condição crônica de saúde.

 

Fonte: Aventuras na História

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Fevereiro é o 9° mês consecutivo a quebrar recordes de calor na Terra

Artigo anterior

Nova vacina dobra as chances de cachorros com câncer sobreviver

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido