Curiosidades

Drone entrega mercadorias para regiões afastadas na Alemanha; veja

0

Uma tecnologia que chegou para mudar, literalmente, a perspectiva que as pessoas veem as coisas foi o drone. Esse veículo aéreo não tripulado faz com que seja possível explorar os céus, estudar relevos, fazer a filmagem em algum evento importante com os mínimos detalhes. Além disso, cada nova tecnologia também revoluciona as maneiras de se fazer determinadas coisas do cotidiano.

No caso do drone, ele já chegou no mercado conquistando várias pessoas. Além disso, sua tecnologia trouxe a promessa de mudanças para o futuro. Até porque é bem promissora a ideia de um veículo não tripulado conseguir voar e carregar objetos de todo tipo.

Então, não é de se surpreender que esses veículos sejam usados pelas grandes empresas para melhorarem os seus serviços. Tanto é que um projeto piloto está entregando mercadorias através de drones em lugares afastados da Alemanha.

Essa é uma iniciativa feita em parceria pela fabricante de drones Wingcopter, a Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, o Grupo REWE, a Vodafone, a Riese e a cidade de Michelstadt.

Iniciativa

Olhar digital

Esse projeto feito se chama DroLEx e dá aos clientes que moram em lugares remotos perto de Michelstadt, no estado alemão de Hesse, a possibilidade de pedir mantimentos não perecíveis em uma loja online da LieferMichel e terem essas mercadorias entregues em suas casas através de drones.

Atualmente, o serviço está disponível para quem mora em Rehbach e Würzberg. Então, logo que o pedido é feito, a loja REWE embala as mercadorias em Michelstadt, e elas são levadas até o ponto de decolagem do drone através de bicicletas.

Até agora, somente os produtos da REWE estão sendo oferecidos nesse serviço. Contudo, mais varejistas serão colocados conforme o projeto vai avançando. Por conta de toda sua inovação, essa iniciativa será avaliada econômica e ecologicamente pelos membros da equipe da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt.

“Estamos muito orgulhosos de pilotar o LieferMichel, o primeiro serviço de entrega de drones para mantimentos e produtos do dia a dia na Alemanha. Nosso maior objetivo é ganhar experiência e avaliar, junto com os moradores, um serviço ecologicamente correto e eficiente que crie real valor agregado para a população da zona rural”, disse Tom Plümmer, CEO da Wingcopter.

Quem financiou esse projeto foi o Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes com um orçamento total de 430 mil euros, cerca de mais de 2,3 milhões de reais.

A conclusão dessa fase inicial de testes está prevista para acontecer no fim desse ano. E os dados nesse período serão usados para que um modelo de negócios sustentável “para melhorar o abastecimento local em outras regiões rurais da Alemanha” seja desenvolvido.

Entregas por drone

O drone que é usado para fazer essas entregas pode viajar até 90 quilômetros por hora em uma altitude de 100 metros. Além disso, ele consegue carregar  pacotes de até quatro quilos.

Todas as entregas são feitas através da rede de comunicações da Vodafone, usada para que o veículo consiga navegar de maneira autônoma até os pontos de pouso.

As compras são entregues em determinado ponto de Wingcopter, onde um entregador de bicicleta tira as mercadorias do drone e completa o trajeto até a casa do cliente.

Uso da tecnologia

Ruas

A entrega por drone é uma coisa explorada também por grandes empresas, como por exemplo, a Amazon. A empresa confirmou no fim de dezembro que começará suas operações com drones no chamado Amazon Prime Air. O serviço vai estar disponível nas cidades norte-americanas de Lockeford, na Califórnia, e College Station, no estado do Texas.

A empresa tinha anunciado esse serviço em junho de 2022 pela primeira vez. Contudo, ele só foi colocado em prática oficialmente depois de seis meses do seu anúncio.

A Amazon tinha recebido autorização para começar as entregas usando drone em 2020. Então, desde essa época, ela está trabalhando em parceria com as autoridades da Administração Federal de Aviação dos EUA. E para que os testes com o público fossem feitos, a empresa teve que conversar com oficiais das duas cidades onde o serviço começará a ser disponibilizado para conseguirem a permissão.

“Nosso objetivo é introduzir com segurança nossos drones nos céus. Estamos começando nessas comunidades e gradualmente expandiremos as entregas para mais clientes ao longo do tempo”, disse Natalie Banke, porta-voz da Amazon Air.

Ainda de acordo com a Amazon, o serviço funcionará da seguinte maneira: quando a compra for feita pelo cliente, um drone irá levar o pacote até o quintal do cliente. Na entrega, o veículo irá descer o suficiente para que consiga deixar o pacote e depois voará para longe. Além disso, a empresa irá informar aos clientes o momento em que essas entregas feitas pelo Prime Air já estiverem disponíveis na sua região.

As cidades onde esse serviço será testado têm uma quantidade razoável de habitantes. Para se ter uma noção, segundo os dados da DataUSA, Lockeford há aproximadamente quatro mil habitantes, enquanto College Station já é uma cidade com um tamanho médio, tendo um pouco mais de 120 mil habitantes.

Fonte: Olhar digital, Canaltech

Imagens: Olhar digital, YouTube, Ruas

O que acontece no seu corpo quando você fica com deficiência de vitamina D

Artigo anterior

Bisturi inteligente promete abrir caminho para cirurgias feitas por robôs

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido