Curiosidades

Drone guia sobreviventes para um lugar seguro após ataque na Ucrânia

0

Drones foram uma das tecnologias que chegaram mudando a perspectiva com que enxergamos as coisas, literalmente. Entretanto, não é apenas para se ter uma visão de cima que um drone serve. Esse equipamento tem ganhado espaço nos cenários de guerra no mundo. Seja usando os drones para vigilância dos territórios ou então para ataque.

Essas não são as únicas possibilidades que um drone pode ter em um cenário de guerra, por exemplo. Uma outra utilidade desse equipamento foi vista recentemente depois que um casal teve seu carro atacado na Ucrânia. O ataque aconteceu depois de o veículo entrar em um caminho errado e acabar no meio de uma batalha.

Como resultado disso, o homem ficou gravemente ferido e a mulher totalmente desesperada. Foi quando ela recebeu uma ajuda totalmente inesperada vinda do céu. Um drone da Ucrânia conseguiu direcioná-la até um lugar seguro para ficar.

Drone guiando

Essa história acabou se tornando um documentário e pode ser uma prova bastante importante contra a Rússia, que está sendo acusada de cometer vários crimes de guerra, fazendo ataques contra civis ucranianos.

Conforme mostram imagens de junho de 2022, é possível ver o momento exato em que o casal pega o caminho errado e para bem em frente à linha de combate. Com isso, o carro que eles estavam se tornou um alvo para o ataque dos russos que estavam por perto. Após o ataque, o marido de Valeria Ponomarova, que estava dirigindo o carro, ficou gravemente ferido.

Todo esse ataque foi registrado pelo drone que estava sendo pilotado por soldados da Ucrânia. Foram esses vídeos que depois fizeram parte do documentário do cineasta ucraniano lyubomyr levytsky.

Depois do ataque, e ao ver todo o desespero da mulher, o piloto do drone gravou uma mensagem no veículo não tripulado dizendo “siga-me” e com isso conseguiu levar Valeria até um local seguro. Para seguir o drone, a mulher teve que tomar uma decisão bem difícil e deixar o seu marido, Andreii Bohomaz, para trás.

Como se isso já não fosse o bastante, no caminho, Valeria teve também que desviar das minas terrestres no caminho. O local onde o marido dela ficou era bastante perigoso para que as tropas fizessem o resgate dele. Por isso, enquanto ela estava seguindo o drone para um lugar seguro, os soldados russos chegaram perto do carro, levaram Andreii e o jogaram em uma vala.

Surpreendentemente, o homem conseguiu sobreviver depois de passar a noite toda na vala e estando gravemente ferido. Então, no outro dia, Andreii foi em busca de segurança mancando. Como ele tinha vários estilhaços na cabeça, peito e coluna, ele ainda está sendo tratado.

Caso

CNN

Esse ataque ao carro do casal foi um crime de guerra, seguido da tentativa de assassinato de um civil. E o investigador ucraniano Serhii Bolvinov juntou provas para acusar um oficial do exército russo de 26 anos por esses crimes.

“Ele é um comandante do segundo batalhão de infantaria motorizado, primeiro exército de tanques do distrito militar ocidental. Já reconhecemos sua identidade”, disse Bolvinov.

Para que a polícia conseguisse trabalhar no local, os soldados tiveram que tirar as minas terrestres para que a análise forense e balística da cena pudesse ser feita. De acordo com a polícia da Ucrânia, a arma usada para o ataque ao carro do casal era um canhão de 30 milímetros a bordo de um veículo de combate.

O mais impressionante e triste é que essa tentativa de assassinato de civis ucranianos nesse local não é a primeira que acontece. Ela foi uma de centenas de outros casos de crimes de guerra que estão sendo investigados pela polícia na região de Kharkiv, na Ucrânia.

Fonte: CNN

Imagens: YouTube, CNN

Britânica rejeita transplante de mãos por órgãos serem de uma pessoa negra

Artigo anterior

74% dos brasileiros preferiram não ir em festas de carnaval por medo de assalto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido