• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É assim que a Terra poderá estar daqui a 200 milhões de anos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/12/18 às 13h18

O solo em que pisamos é muito mais complexo do que vocês imaginam. Abaixo dessa grande superfície, os continentes são compostos por "peças", em vez de uma única camada. Tais "peças", também chamadas de placas tectônicas, se movem de um lado para o outro e às vezes formam o que os cientistas chamam de supercontinentes.

Há cerca de 30 milhões de anos, por exemplo, a Pangeia foi formada e depois dividida novamente, formando o mundo que vivemos hoje. Bom, mas quando acontecerá a divisão dos continentes de novo? Cientistas estimam que haverá a nova formação de um supercontinente, o que poderá acontecer nos próximos 200 milhões de anos. Como o mundo estará daqui todo esse tempo? A gente trouxe algumas suposições para vocês.

O mundo daqui 200 milhões de anos

Cientistas acreditam que podem haver quatro possibilidades de formação de supercontinentes. O resultado é baseado em como foi com Pangeia, tanto em sua separação, quanto em seus movimentos atuais das placas continentais. Os resultados seriam: Novo Pangeia , Ultima Pangeia, Aurica e Amasia.

O Oceano Atlântico está aumentando cada vez mais, enquanto o Pacífico está se fechando. Se tudo continuar assim, teremos uma Nova Pangeia. A Antártida se unirá à América e toda essa parte, por sua vez, com a África e a Eurásia. Os continentes ficariam da seguinte forma:

Já se caso o Atlântico parasse de aumentar, conforme está acontecendo, isso iria desacelerar o processo. Com esse fato, a América se uniria à África e à Europa, mas ficariam cercada pelo enorme Oceano Pacífico. Esse seria o cenário da Pangeia Última:

A outra hipótese é de que os oceanos desenvolvam zonas de subducção nas quais partes inteiras do fundo oceânico afundam. Sendo assim, um novo oceano deve ser formado para substituir a zona asiática. Esse oceano existiria no centro do novo continente, enquanto a Ásia e a América se juntam. Lentamente, os continentes se uniriam para formar um supercontinente, chamado de Aurica.

Mas algo inesperado também pode acontecer. Isso porque a Austrália e a África estão indo para o norte por causa da existência de anomalias da Pangeia no manto terrestre. Se todos os continentes, exceto a Antártida, continuarem a se mover nessa direção, todos estarão se unindo ao redor do Polo Norte, formando a Amasia, de acordo com a imagem abaixo:

Para os especialistas da área, a Nova Pangeia é a formação mais provável porque acompanha as mudanças que estão acontecendo agora, mas como não podemos prever o futuro, tudo é possível.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+