• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É por esse motivo que as mulheres precisam dormir mais que os homens

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      18/01/18 às 13h14

Você sabia que existe uma diferença entre a quantidade de tempo que um homem e uma mulher precisam dormir? Isso pode ser uma novidade para você e a maioria das pessoas mas o fato já foi comprovado pela ciência. Se você é uma mulher e tem o costume de dormir e acordar junto com seu namorado, ao mesmo tempo, já deve ter percebido que ele apresenta estar mais disposto do que você. Se já notou isso e se sentiu mal por achar que estava sendo preguiçosa ou algo do tipo pode tirar esse peso da sua cabeça. As mulheres realmente dormir mais do que os homens.

Mas porque isso acontece? Você já deve ter ouvido falar que a média recomendada para uma noite de sono é de 8 horas. Esse número foi estabelecido por especialistas porém ele pode variar de acordo com a necessidade de cada um. Nesse caso as mulheres costumam precisar exceder esse tempo mais do que os homens. Um professor da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, e neurocientista do sono chamado Jim Horne tenta explicar esse fato.

O causador

De acordo com Jim Horne, o neurocientista do sono e professor da Universidade de Loughborough, o cérebro das mulheres são mais complexos e isso faz com que elas precisem de mais descanso. Ele explica que grande parde da insonia apresentada por elas é causada por diversas questões emocionais como altos níveis de raiva, tristeza e sentimentos de depressivos. Por outro lado, os homens com os mesmos sintomas de falta de sono não costumam apresentar esses sintomas.

Além disso ele ainda explica que as mulheres utilizam o cérebro de forma mais intensa. Elas são acostumadas a exercerem múltiplas tarefas a todo tempo e isso faz com que elas se sintam desgastadas mais rápido. Fazendo com que, consequentemente, elas necessitem de mais horas de sono do que os homens.

Outras explicações

Outros também analisaram os padrões de sono apresentados por homens e mulheres. Uma pesquisa foi feita por cientistas do Instituto Max Planck em Munique e observou os dados apresentados por 160 adultos. Para entender melhor sobre isso o estudo contou com uma análise das atividades cerebrais durante o sono e os efeitos que elas tinham sobre a sua capacidade intelectual. Com isso eles conseguiram descobrir que as atividades cerebrais das mulheres durante um certo período do sono eram maiores do que a dos homens e essa resposta está relacionada com o aumento dos níveis de inteligência apresentados por elas.

O estudo possibilitou entender melhor como cada um dos dois se beneficia com o sono e obteve resultados interessantes. Ele mostra que os homens se favorecem mais com pequenos cochilos. Enquanto as mulheres necessitam de toda uma noite para conseguirem descansar.

É interessante saber que existe uma diferença real entre a quantidade de tempo que cada um precisa para ficar revigorado. Você sabia que essa diferenciação existia? Comenta ai o que achou disso.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Hypeness     Vix  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+