Curiosidades

É possível ser engolido por sucuris, como Tenório, em ‘Pantanal’?

0

O mundo anima causa espanto e admiração nas pessoas. Dentre os animais que fascinam e amedrontam está a sucuri. Essa cobra brasileira figura entre os maiores animais do mundo. Uma sucuri, também conhecida como anaconda, pode chegar a medir oito metros de comprimento e pesar 200 quilos.

Esse animal se destaca no bioma pantaneiro. E no capitulo da terça-feira dessa semana da novela “Pantanal”, o personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, foi morto e arrastado por uma sucuri para o rio. Claro que isso gerou dúvidas nos espectadores da trama sobre a veracidade ou possibilidade de isso acontecer na vida real.

Então, o professor e pesquisador da Unesp Vidal Haddad Junior esclareceu que ataques como esse são raríssimos e não costumam acontecer. O pesquisador trabalha há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, e pontua que não existe nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido um homem adulto.

Haddad explica que as presas naturais dessa cobra são capivaras, jacarés, aves e roedores. De acordo com ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região.

Cena de novela?

G1

“A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal”, explicou.

Além disso, o pesquisador ressalta que as sucuris se escondem do ser humano. Portanto, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a animais como mamíferos de pequeno e médio porte, e não a pessoas saudáveis.

No capítulo da novela, Tenório foi atingido por uma zagaia no peito por Alcides e, depois, o Velho do Rio, transformado em sucuri, enrolou-se no corpo do homem e o levou para o fundo das águas.

“A sucuri é a segunda maior cobra do mundo e a mais pesada que existe. Ainda assim, são animais extremamente tranquilos que fogem da gente. A cena da morte do Tenório foi muito impactante, mas é um realismo fantástico”, disse ele.

“Assisti à primeira versão da novela e estou gostando muito da atual. A divulgação do bioma é muito importante, e a preservação é essencial. O Pantanal é muito especial, só quem conhece sabe do que estou falando”, pontuou Haddad sobre a novela e sua importância.

Sucuris

G1

Segundo aponta o pesquisador, no mundo todo existem quatro espécies de sucuris, todas elas com registros na América do Sul. De acordo com ele, a espécie mais comum de ser vista em Bonito é a sucuri-verde, já no pantanal de Mato Grosso do Sul, as sucuri-amarelas são vistas com uma frequência maior.

“As sucuris são serpentes muito bonitas, que impressionam pelo tamanho. No mundo existem apenas quatro espécies, e três delas são encontradas no Brasil”, disse Haddad.

De todas as espécies, a sucuri-verde é a que consegue ter um tamanho maior, podendo chegar até sete metros de comprimento e mais de 200 quilos. Por conta disso, ela é considerada a cobra mais pesada do mundo.

Depois de engolir uma presa, o processo de digestão das cobras pode durar meses. Isso porque sua pele e órgãos, como por exemplo, o esôfago e estômago, dilatam-se até três vezes mais que o seu tamanho normal para conseguir acomodar a presa.

E por mais que as sucuris não sejam tão ágeis nos ambientes terrestres, elas são bem rápidas dentro da água e podem ficar até 30 minutos sem respirar.

Ataque

Por mais que um ataque contra uma pessoa possa ser uma coisa raríssima, ataques de sucuri com suas presas podem ser corriqueiros, mas mesmo assim são impressionantes de se ver. Ainda mais quando são vistos por acaso.

Como por exemplo, o fotógrafo Hudson Garcia, de 42 anos, que flagrou uma sucuri-verde na hora do seu almoço comendo uma capivara. A sucuri vista tinha cerca de seis metros de comprimento e ficou aproximadamente uma hora e meia se alimentando da capivara.

O registro feito por ele aconteceu em um rio de águas cristalinas, em Bonito (MS), a 279 quilômetros de Campo Grande. O mais interessante é que o fotógrafo saiu para um passeio, sem expectativa nenhuma, pelas águas cristalinas de Bonito. Mas quando ele chegou no rio, encontrou a cobra gigante e a capivara já sem vida enrolada por ela.

“Estava realizando o mergulho e encontramos a sucuri. Cheguei a menos de um metro do animal e fiz o registro com a minha câmera, sempre respeitando o espaço dela”, contou ele.

Hudson é fotógrafo de natureza há mais de 20 anos, mesmo assim, o encontro com a sucuri foi especial para ele. De acordo com ele, a emoção vivida de se deparar com a cobra gigante foi de bastante satisfação.

Foi um dos encontros mais emocionantes da minha vida. Já trabalhei com serpentes, mas encontrar uma sucuri gigante, em um rio de água completamente cristalina, foi muito especial. Lidar com a natureza é muito enriquecedor, temos a oportunidade de viver situações impressionantes”, descreveu.

Fonte: G1

Imagens: G1

Carro de luxo atola em praia ao tentar tirar jet ski do mar

Artigo anterior

Oktoberfest Blumenau veta cerveja com aroma parecido ao de cannabis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido