Curiosidades

Oktoberfest Blumenau veta cerveja com aroma parecido ao de cannabis

0

A cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. A maior parte dos brasileiros adora saborear aquela cervejinha. Seja no barzinho, em casa, com os amigos ou seja lá do jeito que for. Enfim, a cerveja é extremamente popular e seu consumo consciente pode ser muito benéfico para a saúde.

O amor pela bebida é tanto que anualmente acontece a festa que é dedicada à cerveja, a Oktoberfest Blumenau. Contudo, não é todo tipo de cerveja que pode fazer parte desse evento. Por exemplo, uma cerveja com aroma semelhante ao de cannabis foi barrada pela organização.

Embora a bebida tenha sido anunciada como novidade na festa pela Cervejaria Balbúrdia, ela foi tirada do cardápio na véspera da abertura da Oktoberfest Blumenau 2022, que começa na quinta-feira dessa semana. A empresa responsável pela bebida lamentou a decisão.

Cerveja

NSC total

De acordo com o G1, a organização do evento disse que a determinação para a notificação foi dada pelo prefeito Mário Hildebrandt. Além disso, eles disseram que o município “reitera o compromisso com as causas sociais e a missão de deixar um legado com a história da Oktoberfest”.

A cerveja em questão se chama Hemp e não leva cannabis e nem o seu princípio psicoativo na fórmula. De acordo com a Cervejaria Balbúrdia, a bebida tem somente derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas.

Além disso, a empresa também esclareceu que o rótulo da bebida é registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e não contém nenhum produto ilegal.

De acordo com a Cervejaria Balbúrdia, embora a Hemp tenha saído do cardápio da Oktoberfest Blumenau 2022, ela será vendida nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí, no Litoral Norte.

Nota da empresa

Facebook

“A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.

A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.

Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.

Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.

Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!”

Festa

NSC total

A Oktoberfest Blumenau é feita pela prefeitura e o Parque Vila Germânica. E desde 2018, eles informaram que a festa tem como objetivo atuar em causas sociais. Por conta disso, 1% do valor referente à venda de bebidas alcoólicas na festa é repassado para o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad).

Esse valor arrecadado é destinado às ações de prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas.

Tomando cerveja

Beer art

Quando o assunto é cerveja, diversas discussões existem a respeito de qual é a melhor. As pessoas podem nunca chegar a um consenso sobre isso. Mas e com relação ao recipiente em que a bebida é consumida, qual copo é o melhor para beber determinado tipo de cerveja?

O lager é o segundo recipiente mais popular na apreciação de cerveja em terras brasileiras. Adivinha qual é o 1º? O copo americano, lógico. Por ele ter pouca capacidade, ele permite que o consumidor beba tudo de forma rápida antes que esquente.

Os copos lager têm uma boca fechada, algo ideal para as leves cervejas pilsen. Isso porque esse diâmetro reduzido concentra a espuma, item fundamental na promoção do refresco que o brasileiro busca ao tomar a bebida.

O cálice tem uma enorme haste na parte de baixo que serve para segurá-lo sem que sua mão tenha contato com a bebida. Assim, sua temperatura corporal tem uma passagem reduzida para a bebida, o que a mantém gelada por mais tempo. Portanto, os cálices são ideais para cervejas.

No caso das cervejas, os cálices oferecem uma experiência ideal para quem gosta de marcas com sabores fortes, como no caso das ales belgas.

O snifter é o contrário do cálice. Sua base larga facilita a passagem de calor do seu corpo para a bebida. Como resultado disso, a cerveja passa por um suave processo de evaporação. Isso favorece a exaltação de aromas, o que justifica o uso desse copo em variantes fortes que devem ser consumidas quentes.

O pint é o copo ideal para quem não quer ficar levantando para colocar mais bebida. Isso porque esses recipientes costumam comportar meio litro de bebida em sua estrutura larga da base ao topo. Ele serve para pessoas que não se importam em beber cerveja quente e que não façam questão do frescor que essa bebida traz.

A tulipa tem as mesmas vantagens dos snifters. Em síntese, esses copos também promovem o contato da mão com a cerveja a fim de volatizar aromas. Logo, esses recipientes são ideais para cervejas fortes que para serem bebidas quentes.

Fonte: G1, Superinteressante

Imagens: NSC total, Facebook, Beer art

É possível ser engolido por sucuris, como Tenório, em ‘Pantanal’?

Artigo anterior

Donna Langley, a executiva britânica quer mandar Tom Cruise para o espaço

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido