Curiosidades

É raro, mas aviões ainda despejam cocô pelos ares. Entenda o que acontece

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Viajar de avião para muitos é um sonho, e quem já viajou sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido do que em qualquer outro meio de transporte. Além disso, os aviões também têm algumas curiosidades sobre eles que nem todos sabem.

Dentre as várias, uma das dúvidas mais comuns sobre os aviões é se eles despejam os dejetos do banheiro sobre as cidades que eles estão sobrevoando. Essa dúvida é pertinente porque isso realmente acontecia no passado. No entanto, há algumas décadas, por volta dos anos 1950, essa prática sofreu mudanças.

Atualmente, os banheiros dos aviões normalmente têm um reservatório para os dejetos, e ele é esvaziado sempre que a aeronave pousa. E a tripulação está sempre monitorando o volume desses tanques e dos reservatórios de água, porque se acontecer algum problema, irá ser necessário pousar o quanto antes.

No caso de algum vazamento acontecer, os dejetos vão chegar no solo no formato de gelo azul. As empresas dizem que casos assim são bem raros. E como um vazamento de fezes e urina durante um voo deve ser muito incômodo, existem sensores nos tanques dos aviões para avisar se acontecer algum problema com eles.

Para onde vão?

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Quando o botão da descarga é apertado forma-se um vácuo que suga os dejetos para o tanque do avião. Quando ele está no ar, o vácuo é formado pela diferença de pressão entre o lado de dentro e o de fora da aeronave. Já no solo, um equipamento é acoplado para ajudar na sucção.

Os dejetos vão para os tanques e lá ficam armazenados durante o voo. Esses tanques têm dimensões e quantidades variáveis, dependendo do tamanho e da capacidade de cada aeronave.

Por exemplo, no A320, usado nas rotas domésticas da Latam, o tanque fica na parte traseira do avião embaixo do assoalho, e tem uma capacidade para até 170 litros.

No momento de esvaziar o reservatório, quando o avião está no solo, um equipamento é acoplado para retirar os dejetos através da gravidade. Normalmente, esse serviço é feito por um caminhão pequeno, que também injeta um pouco de água no tanque para fazer a limpeza e adicionar desinfetante.

Depois do serviço feito, o material é levado para ser tratado antes de voltar para a natureza. Geralmente, os aeroportos e centros de manutenção têm estações de tratamento onde esses dejetos são depositados.

Gelo azul

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Atualmente, os aviões não despejam mais os seus dejetos no ar durante o voo. Eles ficam armazenados até o momento do pouso. Contudo, existem registros de vazamentos que formaram pedras de gelo azul e caíram em cima de casas e pessoas no decorrer da história.

Esse gelo azul é formado pelo líquido e pelos dejetos que, em determinados casos, vazam dos tanques. Ele é azul por conta do material desinfetante que é usado. E como os aviões voam em altitudes mais elevadas, o material vai se acumulando e congelando. Então, quando ele se aproxima para pousar, ele pode se soltar e acabar caindo em cima de casas ou pessoas. Contudo, isso é uma coisa rara de acontecer.

Aviões

Flapper

Uma outra curiosidade sobre os aviões que muitas pessoas não sabem é o motivo de a maioria deles serem brancos. Por mais que seja uma pergunta simples, a resposta para ela tem a ver com a eficiência, praticidade e segurança desses veículos.

O primeiro motivo para os aviões serem brancos é por conta de economia. Isso porque as companhias aéreas estão sempre buscando formas de reduzir seus custos. E pintar suas aeronaves de branco pode economizar uma quantidade bem significativa de dinheiro.

Isso acontece porque a tinta branca precisa de menos camadas, ou seja, isso é menos peso. E com um peso menor, isso faz com que os aviões consumam menos combustível, tendo uma economia entre 40 a 160 mil euros por avião. Levando em consideração a quantidade de aviões na frota de uma companhia, a economia é bem grande.

Além dos custos, a cor branca é bem visível, mesmo quando as condições climáticas não são favoráveis. Ter uma visibilidade boa é essencial para que colisões com pássaros possam ser evitadas, além de também ser mais fácil para uma equipe de resgate conseguir localizar o avião no caso de um acidente.

Outro motivo para a escolha da cor é que ela dá uma resistência maior à radiação solar. E nos climas quentes do nosso país, o branco ajuda a manter os aviões mais frescos e uma temperatura mais agradável na cabine.

A cor também facilita no momento de identificar alguma rachadura ou dano durante as inspeções. No momento de comprar ou vender, por conta do branco ser uma cor neutra, não é necessário um grande esforço no momento de repintar. Isso faz com que a mudança de cores corporativas entre empresas diferentes seja mais fácil.

Fonte: UOL, Mistérios do mundo

Imagens: UOL, Flapper

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