Curiosidades

Eclipse solar total: tudo que você precisa saber sobre

0

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o sol, a Terra e a lua. O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Ela esconde por completo, ou de forma parcial, a sua luz.

Esse ano irão acontecer três eclipses: um lunar e dois solares. Dentre eles, o mais importante irá acontecer na próxima segunda-feira, dia oito. Além dos formatos existem três maneiras principais que eles podem acontecer: parcial, anular e total. E também existe um quarto padrão, que é o mais raro de todos, misturando todos os outros: o híbrido.

Eclipse do dia 8

Onde será visível?

Olhar digital

Segundo a NASA, o evento do dia oito poderá ser visto ao longo de uma faixa que abrange três estados do México, 15 dos EUA e quatro do Canadá. E em todos os 48 estados contíguos dos EUA poderá ser visto um eclipse parcial.

Na imagem é possível ver o chamado caminho da totalidade, que é onde a sombra umbral interna da lua irá se mover pela América do Norte. Ao todo, ele tem 185 quilômetros de largura e 13 mil de comprimento, tendo sua nascente e descendente em locais oceânicos.

Horário e duração

Olhar digital

O tempo que o eclipse irá durar depende de onde o observador estiver vendo o fenômeno. Segundo o site Space.com, o primeiro momento da totalidade a ser visto no planeta será às 14h38, e o último, 16h55, no horário de Brasília. Ou seja, o fenômeno terá três horas, 16 minutos e 45 segundos somados.

Esse tempo tão grande é resultado da umbra da lua, que nada mais é do que sua sombra central escura, que irá criar um caminho de 185 quilômetros de largura.

Separados em países, esse é o tempo de duração total do eclipse.

  • México: 40 minutos e 43 segundos
  • EUA: 67 minutos e 58 segundos
  • Canadá: 34 minutos e 4 segundos

Como assistir

Por mais que esse eclipse solar total não seja visível do Brasil, isso não quer dizer que as pessoas interessadas por ele não possam assisti-lo. Para isso, eles podem acessar o canal do YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn ou TikTok do site Olhar Digital, que eles irão transmitir o evento a partir das 14h.

Mais curiosidades

Socientifica

Deixar o dia escuro não é a única coisa que esse fenômeno faz. Um eclipse solar é capaz de provocar mudanças sutis na temperatura, confusão no comportamento de animais, interferência nas ondas de rádio, até sombras estranhas, entre outras coisas.

Anel de diamante de Baily

Quando acontece um eclipse solar, seja ele total ou anular, quem observa o fenômeno pode notar uma faixa de luz na borda da lua parecida com um colar. Esse fenômeno é chamado de anel de diamante de Baily.

Ele foi descrito pela primeira vez em 1836 por Francis Baily. Esse fenômeno acontece por conta da interação da luz solar com a topografia irregular do nosso satélite natural.

Proeminências solares

Elas também são chamadas de filamentos e são estruturas grandes feitas de plasma e campos magnéticos que têm origem na superfície do sol. Normalmente, as protuberâncias não são visíveis da Terra, mas durante um eclipse elas podem ficar visíveis atrás da lua.

As protuberâncias se parecem com pétalas de flor. E mesmo que elas fiquem visíveis, procurar por elas a olho nu é bastante perigoso.

Queda na temperatura

Durante um eclipse, as temperaturas podem cair de forma rápida dependendo do local, época do ano e tipo desse fenômeno. O quanto essa queda será varia de lugar para lugar. Em geral, em um eclipse total, a maior parte dos locais tem uma queda de temperatura entre 2,8 a 5,6 graus Celsius.

Mudança dos ventos

Em um eclipse solar, a direção dos ventos pode mudar nos locais afetados por ele. Isso porque conforme a lua vai se aproximando do sol, o vento vai diminuindo de forma gradual. Quando a lua está no seu pico de cobertura, o vento começa a aumentar de novo e, várias vezes, sopra em uma direção diferente. Isso foi visto nos eclipses totais, anulares e parciais.

Animais confusos

Justamente porque o céu escurece de repente no meio do dia, os animais ficam confusos. Por isso que animais crepusculares como as cigarras e os grilos podem começar a “cantar”; vacas e cavalos podem se deitar para dormir; e pássaros voltam para seus poleiros.

Ondas de rádio embaralhadas

Nos eclipses totais e anulares, determinadas frequências de ondas de rádio acabam sendo afetadas. O mais curioso é que os cientistas não sabem ao certo o motivo. Uma possível explicação é a interação do sol com a ionosfera da Terra, que acaba flutuando com as erupções solares e tempestades.

Micróbios misturados

Um estudo a respeito de bactérias que cresciam em placas de Petri de laboratório foi feito durante um eclipse solar total na Índia. Como resultado foi visto que perto do pico do eclipse os micróbios ficam menores e com formas diferentes. Contudo, ainda não se reproduziu esse resultado.

Fonte: Olhar digital, Socientifica

Imagens: Olhar digital, Socientifica

6 mitos sobre ar-condicionado que você provavelmente acredita

Artigo anterior

Saiba por que o TikTok é proibido na China

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido