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Em um dia super carro elétrico consegue bater 23 recordes

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Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. E mesmo que o aumento de carros seja uma coisa ruim, novos modelos estão surgindo para minimizar esse dano, como por exemplo, o carro elétrico.

Com o passar do tempo, esse tipo de veículo tem se modernizado e conseguido feitos incríveis, como por exemplo, o Rimac Nevera, que conseguiu quebrar vários recordes em uma pista de teste na Alemanha. Esse super carro elétrico conseguiu quebrar impressionantes 23 recordes em um único dia no Automotive Testing Papenburg (ATP).

Os recorde foram feitos nas retas de quatro quilômetros. E para verificar os tempos feitos e confirmar que esse carro era realmente o mais rápido estavam presente representantes da Dewesoft e da RaceLogic.

Super carro elétrico

Olhar digital

O veículo possui pneus Michelin Cup 2 R homologados para serem usados nas estradas, e ele conseguiu chegar a 96,5 quilômetros por hora em somente 1,74 segundos. Com isso, ele bateu o tempo que a própria Rimac tinha divulgado de 1,85 segundos.

No entanto, é importante pontuar que essa aceleração não foi feita com o carro totalmente parado. Isso porque para a medição foi levado em consideração o avanço de um pé, no caso, 30,48 centímetros. E a montadora  do veículo também ressaltou que a superfície onde o teste foi feito não foi totalmente preparada para ele.

De acordo com Mate Rimac, o CEO da marca, o Nevera também teve o recorde de veículo de produção mais rápido quando foi de zero a 400 quilômetros por hora e depois voltar para zero. Ao todo, foram necessários 29,94 segundos para que isso fosse feito. Em 2019, o  Koenigsegg Regera levou 31,49 segundos no teste feito no aeródromo de Råda, na Suécia.

A pintura do Nevera também foi feita em homenagem ao BMW e-M3, um 3 Series E30 totalmente elétrico de 1984, do Mate Rimac. Esse carro também conseguiu quebrar alguns recordes em 2012.

Depois de 11 anos, o fundador da Rimac está contente em dizer que o seu super carro elétrico conseguiu chegar a 400 quilômetros por hora e voltar a zero mais rápido do que um McLaren F1 alcança 350 quilômetros por hora.

Recordes

Os recordes que esse super carro elétrico conseguiu bater no dia foram:

  • Maior velocidade de 0 a 60 mph (0 a 96,5 km/h) em 1,74 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100 km/h em 1,81 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200 km/h em 4,42 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 300 km/h em 9,22 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 400 km/h em 21,31 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100-0 km/h em 3,99 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200-0 km/h em 8,86 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 300-0 km/h em 15,70 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 400-0 km/h em 29,93 segundos.
  • Recorde mundial para o veículo de produção mais rápido a atingir 0 a 249 mph (400 km/h) e retornar a 0, em 29,94 segundos.
  • Menor distância necessária para parar a partir de 62 mph (100 km/h): 29,12 metros (95,53 pés) (medido pela Racelogic) ou 28,96 metros (95 pés) (verificado pela Dewesoft).
  • Tempo recorde para percorrer um quarto de milha: 8,25 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer um oitavo de milha: 5,44 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer meio milha: 12,83 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer uma milha em pé: 20,59 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100 mph (0 a 160,9 km/h) em 3,21 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 120 mph (0 a 193,1 km/h) em 4,19 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 130 mph (0 a 209,2 km/h) em 4,75 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 250 mph (0 a 402,3 km/h) em 21,86 segundos.
  • Maior velocidade de 60 a 130 mph (96,5 a 209,2 km/h) em 2,99 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200 mph (0 a 321,9 km/h) em 10,86 segundos.
  • Menor tempo necessário para parar a partir de 62 mph (100 km/h): 29,12 metros (95,53 pés) (medido pela Racelogic) ou 28,96 metros (95 pés) (verificado pela Dewesoft).
  • Recorde mundial para o veículo de produção mais rápido a atingir 0 a 249 mph (400 km/h) e retornar a 0, em 29,94 segundos.

Compensar

Garagem 360

Com cada vez mais modelos de carros elétricos no mercado é natural que as pessoas se perguntem quantos quilômetros ele tem que andar para se pagar. Nesse sentido, um estudo feito pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU) mostrou que para um carro elétrico “se pagar” ele tem que ultrapassar os 100 mil quilômetros de uso.

Em seu estudo, a organização levou em conta a recarga dos automóveis, a bateria e o custo por quilômetro rodado, além de benefícios governamentais. Como resultado disso, as contas da OCU mostraram que um carro elétrico teria o seu custo extra compensado quando o veículo tivesse na casa dos 100 mil quilômetros rodados.

Agora, com relação aos carros híbridos plug-in, que são aqueles que conseguem andar até 50 quilômetros no modo elétrico, a distância que ele têm que rodar para “se pagar” é de 140 mil quilômetros.

Outros fatores levados em consideração pelo estudo foram os descontos tributários oferecidos pelo governo espanhol, e em outros países da Europa, para a compra de um carro elétrico. Até porque, para determinados modelos essa ajuda pode ser de até sete mil euros.

Além disso, o estudo da OCU levou em consideração outras modalidades de carregamento do carro elétrico, como por exemplo, os postos privados de alta velocidade espalhados pelas ruas da Espanha. Nesses lugares, cobra-se um valor para que os donos dos automóveis usem o carregamento, já que assim a recarga é muito mais rápida. Como resultado, a vida do dono do automóvel fica mais fácil.

Esse serviço, em alguns casos, pode custar 44 euros por cada 200 quilômetros. O que é bem mais caro do que o carregamento doméstico.

Fonte: Olhar digital, Canaltech

Imagens: YouTube, Olhar digital, Garagem 360

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