• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Ensaio revela como eram as prostitutas do século 19

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      11/08/14 às 03h02

A profissão mais velha do mundo, como é de se esperar, já existia no início do século 19. Mas, ao contrário da prostituição que conhecemos hoje, o "ramo" tinha uma espécie de glamour e mistério, pelo menos à noite, nos luxuosos cabarés. Durante o dia, claro, as profissionais do amor viviam no submundo, com suas atividades cotidianas, como quaisquer outras mulheres.

Fascinado por esse cenário obscuro, o fotógrafo John Ernest Joseph Bellocq se dedicou a pesquisar e a registrar a vida e os rostos das prostitutas de sua época. Embora fosse a trabalho, em 1912 ele era um fiel frequentador de Storyville, o famoso "distrito da luz vermelha", em New Orleans.

Apesar do trabalho incrível que estava sendo feito, John preservou as prostitutas da audiência. Ele mesmo nunca publicou seu ensaio fotográfico, que foi encontrado anos depois de sua morte (que aconteceu em 1949), em uma pasta empoeirada.

As fotografias fantásticas, que estavam no porão de sua antiga casa, acabaram se tornando um livro, "Storyville Portraits", editado pelo também fotógrafo Lee Friedlander. Confira um pouco desse tesouro, que ficou guardado durante anos:

Clique aqui para ver a Galeria (Se você estiver usando celular)

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+