Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece se você cozinhar um ovo em excesso?

0

O ovo é um alimento que quase ninguém dispensa. Não é para menos, o seu preparo é fácil e pode ser de várias formas, podemos comer ovo frito, cozido, mexido, omelete etc.

Mas apesar de seu preparo ser fácil, alguns acidentes podem acontecer no percurso, principalmente se quem prepara for uma pessoa distraída ou não for muito boa em cozinhar.

Você sabe, por exemplo, quanto tempo é necessário para que um ovo cozinhe? Para muita gente, essa não parece ser uma informação muito importante, mas é verdade é que sim.

Isso porque cozinhar um ovo por tempo demais pode desencadear um processo inacreditável. Você já deve ter notado em alguma situação que quando os ovos cozinham demais a sua geme fica esverdeada. Sabe por que isso acontece?

Gás mortal

esverdeado

Isso pode não parecer nada demais, mas essa cor esverdeada é causada por um gás mortal, que é evitado pelos mineradores, o sulfeto de hidrogênio. Ele é temido porque pode sufocar, envenenar e até causar explosões.

Mas calma! Comer o ovo cozido esverdeado não vai te matar, isso porque o próprio ovo impede que isso aconteça. Para entender melhor é preciso explicar todo o processo.

As proteínas da clara do ovo possuem enxofre, que se combina com o hidrogênio e cria o sulfeto de hidrogênio. Essa substância acaba indo para a gema do ovo enquanto ele cozinha por causa do gradiente de solubilidade, a quantidade de material que pode ser dissolvida em líquidos, que diminui com o calor.

Dessa maneira, quando o exterior do ovo começa a ficar aquecido, o gradiente de solubilidade diminui e a substância vai para o centro do ovo, a gema, que contém ferro.

E então o ferro acaba se tornando o herói da história. Quanto mais você deixa o ovo cozinhando, mais sulfeto de ferro é produzido, e mais verdes as gemas ficam.

Quanto tempo é preciso para cozinhar um ovo?

ovo

Mesmo que o sulfeto de ferro presente no ovo cozido demais não faça mal a saúde, algumas pessoas não gostam do aspecto que ele deixa no alimento.

Além disso, ao cozinhar o ovo demais perdemos tempo. Se você quiser deixar o ovo no ponto, basta cozinhá-lo por 7 minutos.

Como mostra a imagem acima, cozinhando por 4 minutos, a gema fica completamente crua, por 5 ela começa a ficar cozida, 6 ela fica sólida, mas com aparência gelatinosa e, por fim, após 7 minutos ela fica completamente cozida e sem nenhuma cor estranha que possa tirar o seu apetite.

Por que os taxistas odeiam tanto o Uber?

Matéria anterior

Como está o elenco do filme ‘Free Willy’ mais de vinte anos depois?

Próxima matéria

Você pode gostar