Curiosidades

Entenda a progressão da doença oncológica, que acometeu Pelé

0

Edson Arantes, o Pelé, foi considerado o rei do futebol e dificilmente uma pessoa nunca tenha ouvido falar sobre ele e seus marcos, principalmente aqui no Brasil. Em 2022, ano de Copa do Mundo, Pelé que já ganhou 3 troféus precisou ser internado às pressas por causa de um problema de saúde.

Aos 82 anos, Pelé precisou ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para cuidar da saúde. Porém, no dia 29 de dezembro de 2022, o Rei do futebol brasileiro não resistiu e veio a óbito. Em 2021, o ex-jogador estava realizando exames de rotina e preventivos quando descobriu um câncer no cólon. Após passar por uma cirurgia e receber alta, ele estava apenas fazendo o acompanhamento mensal e seguindo uma rotina de quimioterapia. No entanto, no último dia 29 de novembro ele deu entrada no hospital novamente, dessa vez com problemas respiratórios.

Pelas redes sociais, Pelé agradeceu várias vezes todo o carinho e a torcida dos seus fãs, inclusive jogadores profissionais de vários clubes do mundo inteiro, como Mbappé, por exemplo. O ex-craque e eterno rei do futebol foi homenageado durante a Copa do Mundo no Catar e de acordo com pessoas próximas, isso fez com que ele ficasse muito feliz, mas seu quadro de saúde ainda era complicado por causa da progressão da doença. Mas o que seria isso?

O que é a progressão da doença de Pelé?

“Progressão da doença oncológica”, esse foi o termo usado no boletim médico de Pelé. Isso indicava uma piora no seu quadro clínico, de acordo com os profissionais que cuidavam do seu caso diariamente.

Esse termo utilizado pelo Hospital Albert Einstein apontava que a doença estava em crescimento. A dra. Maria Ignez Baghiroli, médica oncologista e diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) falou um pouco mais sobre isso para quem estava preocupado com a saúde de Pelé.

“Quando a gente faz algum tratamento oncológico e se repete algum exame de imagem, a gente está sempre comparando com os anteriores para saber o que aconteceu nesse período. Por exemplo: foi feito um diagnóstico e tinha um nódulo no pulmão. Aí, eventualmente, depois de dois meses, esse nódulo aumentou. Então houve uma progressão, a doença está em crescimento. Comparando com algum exame anterior, a doença está ativa, crescendo”, disse ela.

“Existem várias opções de tratamento para o câncer de cólon. Não sei se o que ele está fazendo é uma quimioterapia oral, se é pela veia… Mas independente do que está fazendo, a doença não está respondendo: não está diminuindo e nem está estabilizada”, completou.

De acordo com suas filhas, Pelé precisou passar o Natal internado. Uma delas chegou a publicar nas redes sociais: “Nosso Natal em casa foi suspenso. Decidimos com os médicos que, por várias razões, é melhor ficarmos por aqui mesmo”, disse Kelly em seu perfil.

Internado desde o dia 29 de novembro, o rei do futebol apresentou uma progressão oncológica e precisou de cuidados mais intensos para lidar com sua disfunção renal e cardíaca. Ele estava internado em quarto comum, sob os cuidados da equipe médica., até ser confirmada sua morte, no dia 29 de dezembro de 2022.

Fonte: UOL

Boyan Slat, o jovem que quer limpar o oceano e mudar o mundo

Artigo anterior

Homem morre de ataque cardíaco enquanto assiste a Avatar 2

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido