Curiosidades

Entenda como a explosão de um vulcão explodiu a cabeça de pessoas próximas

0

Vulcão é uma estrutura geológica onde acontece o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases que vêm do interior da Terra para a superfície. A atividade que faz com que o material de dentro do vulcão, seja ele líquido, sólido ou gasoso, chegue à superfície da Terra é chamado de vulcanismo.

Um dos vulcões mais conhecidos historicamente é o Vesúvio, que fica no golfo de Nápoles. Recentemente, uma equipe de arqueólogos italianos descobriu que a erupção desse vulcão queimou os corpos mais rápido do que se eles tivessem sido queimados.

A erupção do Vesúvio, que aconteceu em 79 a.C, liberou uma quantidade de calor tão grande que fez com que o sangue das vítimas fervesse, o crânio explodisse e os músculos e cérebro virassem cinzas rapidamente.

Descoberta

Essa descoberta aconteceu quando os restos mortais das pessoas que morreram em Herculaneum, uma cidade a 6 quilômetros do monte Vesúvio, foram estudados. As pessoas dessa cidade tiveram um fim diferente das que moravam em Pompéia e morreram por causa dos gases tóxicos. Os habitantes de Herculaneum morreram por causa do calor extremo.

Vários restos de muitas pessoas foram encontrados pelos pesquisadores em uma casa de barcos perto do mar da cidade. Os ossos que eles encontraram tem fraturas que se assemelham as de ossos quebrados e crânios rachados. E as partes do corpo, que são moles, como por exemplo os órgãos, músculos e gorduras, todos viraram cinzas instantaneamente.

Outra coisa que os pesquisadores acharam foram traços de ferro nos ossos encontrados. Isso lhes deu duas hipóteses, ou havia alguma moeda ali no momento do choque térmico, ou o sangue das pessoas ferveu tão rápido que deixou as partículas de ferro pelo caminho.

Evidências

Os ossos encontrados também contam uma história bastante interessante. Porque, geralmente, as pessoas que morrem carbonizadas são encontradas em uma posição que lembra a de um boxeador, porque com o calor os músculos se contraem. Mas os ossos achados não evidenciam isso. O que dá a entender que os músculos desapareceram mais rápido do que quando as pessoas são queimadas.

O que causou esse efeito de calor muito forte é chamado de fluxos piroclásticos e viajam a velocidades que podem chegar a 700 quilômetros por hora e atingirem temperaturas de até 1000ºC.

Conheça a noiva mais velha do mundo que se casou com 106 anos

Matéria anterior

É isso que o brasileiro sobrevivente do Holocausto tem a dizer sobre liberdade

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos