O Brasil é um país conhecido por ser livre de catástrofes naturais, como, por exemplo, terremotos de larga escala, furacões e vulcões. Mas talvez não seja bem assim.

Há milhões de anos o país possuía vulcões em um território que englobava a Amazônia até Santa Catarina. Mas recentemente pesquisadores descobriram um fato que surpreendeu ainda mais.

rj

Um grupo de geólogos brasileiros encontraram indícios de que existe um vulcão inativo no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu. No entanto, apesar das evidências, o vulcão de Nova Iguaçu ainda precisa ser melhor estudado para que a sua existência seja validada.

Publicidade
continue a leitura

Vulcão mais antigo do mundo

amazônia

Embora o vulcão carioca ainda precise ser estudado, os geólogos já estão mais do que certos da existência de um vulcão do outro lado do Brasil, na Amazônia.

Publicidade
continue a leitura

E não pense que se trata de qualquer vulcão. Se trata do vulcão mais antigo do planeta! Ele está localizado entre os rios Tapajós e Jamanxin. Os geólogos estimam que esse vulcão tenha cerca de 1,9 bilhões de anos.

Além disso, ele pode ter chegado a 400 metros de altura e e faz parte de uma área de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e seguia até Venezuela e Suriname.

Mas não é preciso se preocupar, segundo os cientistas o vulcão da Amazônia está inativo há muito tempo e, por enquanto, não existem indícios de que ele volte a representar algum risco.

Publicidade
continue a leitura

 

Se interessou pelo assunto? Então leia também: Quanto tempo falta para que o próximo vulcão entre em erupção?

Publicado em: 27/04/15 21h45