Entretenimento

Show de rock vira pregação e fãs ficam confusos

0

Um evento gratuito de rock, que teve a participação de Scalene e Sebastianismos, se transformou em um evento para evangelização, no dia 17 de junho, no Carioca Club, em São Paulo. Isso ocorreu devido à terceira atração: a banda americana NLM, de emo gospel. O grupo fez um show religioso e uma pregação.

“Não tinha ideia do cunho religioso. Não foi me falado nada. Inclusive, nas redes da banda o caráter religioso não está explícito”, disse ao G1 o cantor Sebastian, líder do Sebastianismos e baterista do Francisco el Hombre.

Depois do show, a banda NLM encena uma história em que uma garota passa a ter pensamentos autodestrutivos. Em seguida, o vocalista, Ben Pierce, começa uma pregação religiosa, que tem até caixão de LED.

Além de São Paulo, foram realizados eventos similares em São José dos Campos (SP), Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro. A agenda do grupo ainda conta com apresentações em Curitiba (PR), Blumenau (SC), Araranguá (SC), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

No Twitter, a produtora de conteúdo Gabriela Cavalherio disse que a apresentação do grupo foi bem performática, com dançarinos, artistas com perna de pau, papel picado e malabares com fogo.

Porém, no fim do show, começou uma pregação que surpreendeu parte do público. De acordo com ela, o mestre de cerimônias foi para o meio da plateia e “começou a falar sobre ‘todos somos especiais, as coisas não são por acaso, existe uma forma de se salvar da escravidão e essa forma é encontrar Jesus'”.

Já o segundo vocalista da banda, que é brasileiro, falou sobre “como Jesus salvou a sua vida”.

Caixão de LED no show

Foto: Reprodução/ Instagram

O cantor Sebastian, do projeto Sebastianismos, diz que ficou surpreso com o show. “Pisei no Carioca Club, decidi dar uma espiada na banda, eu vejo um caixão de LED no palco, uma pregação com tradução simultânea”, comentou em entrevista ao G1.

De acordo com ele, aconteceu um desentendimento entre a banda e a Scalene, que durou até no backstage. “Eu tinha cinco minutos para entrar no palco e eu não entendi nada. Tanto que quando entrei, perguntei se alguém conseguia explicar o que tinha rolado.”

Sebastian disse que durante nenhum momento da contratação do grupo para o evento de rock foi informado que eram uma banda gospel.

“Na contratação, foi informado que uma banda americana estava vindo para o Brasil, e eles queriam uma banda brasileira para abrir e que posteriormente, se juntaria a outra banda brasileira.” Segundo informações do G1, o artista também informou que o nome das bandas não foi informado.

“Estou no meio de turnê, tanto com Francisco El Hombre quanto com o Sebastianismos, com vinte shows por mês. Não consigo acompanhar todas as bandas que tocam nos festivais.”

Sebastian ainda contou que até pesquisou um pouco sobre a NLM, mas não encontrou nada de caráter religioso. “Eu não tenho nada a ver com essa história. Em pleno 2022 eu tenho que dar explicar na internet que eu não tenho nada a ver com essa parada.”

O cantor disse que apesar de parte da plateia ter deixado o espaço devido à NLM, o seu show aconteceu normalmente.

A NLM

Foto: Divulgação/ Site oficial/ G1

A banda No Longer Music (NLM) faz parte do Steiger, um grupo de estudos da Bíblia, criado em 1983 por David e Jodi Pierce, em Amsterdã, na Holanda. 

De acordo com informações do site oficial, a NLM foi criada “como ferramenta para comunicar o Evangelho de Jesus para essas pessoas jovens que nunca entrariam em uma igreja”.

Conforme o site, o grupo serviria para chegar em lugares inalcançáveis. “Isso levou à criação de ministérios, à criação de novas igrejas e ao surgimento de uma onda de seguidores de Jesus que são apaixonados por levar o amor de Cristo àqueles que, de outra forma, não o experimentariam”, afirma o texto.

O texto ainda afirma que, desde 2018, o Steiger criou uma “estratégia de multiplicação para estabelecer Steiger City Teams nos principais centros urbanos do mundo”. Segundo eles, as estratégias estão em atividade em 100 cidades pelo mundo.

Na segunda-feira (20), a Steiger postou fotos da apresentação em Guarulhos, na quinta-feira (16). A legenda afirma que cerca de 3 mil jovens foram assistir a apresentação da banda: “Durante a apresentação, é inegável o quanto muitas das pessoas se emocionam e aparentam sentir-se confusas diante do que está sendo dito sobre Jesus. Claramente não esperavam esta mensagem”.

“Uma galera respondeu ao que foi anunciado e ouviu um pouco sobre a mensagem que fomos levar. Elas oraram juntas com a nossa equipe falando que querem Jesus. Orem por essas pessoas, orem para que elas compareçam ao estudo bíblico que vamos iniciar nos próximos dias em cada cidade e para que Deus continue movendo os corações em sua direção durante toda a tour.”

Nos comentários, diversas pessoas criticaram a tentativa de incluir religião nos eventos sem avisar ao público.

Pronunciamento do grupo

Em português, a banda NLM chamou a situação de “controvérsia”, e disse que entende “que muitas pessoas se sentiram traídas e enganadas pela mensagem” do show.

 O grupo também pediu desculpas repetidamente e declarou que estão “sempre procurando formas para crescer” e que estão “disponíveis para qualquer um que queira ter uma conversa respeitosa”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por NLM (@wearenlm)


Fonte: G1

Tratamentos filtram sangue e prometem frear o envelhecimento

Artigo anterior

Mini casas de 9 m² oferecem experiência minimalista no interior de SP

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido