Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir. Um sono saudável é extremamente importante para recuperar o corpo e prepará-lo para um novo dia. Além disso, ter um sono adequado é fundamental também para a saúde do cérebro. Contudo, às vezes os pensamentos podem atrapalhar as pessoas a dormirem.
Tanto que parece ser uma coisa comum quando as luzes se apagam os pensamentos ficam acelerados. É trabalho, compras para casa, coisas com o carro, problemas de família, tudo vem à mente nesse momento que teoricamente seria de descanso.
Isso pode acontecer com qualquer pessoas mesmo sem nenhum estímulo visual ou sonoro. Como resultado, as pessoas não dormem à noite. Isso pode acontecer tanto no começo da noite ou quando a pessoa acorda no meio da noite por algum motivo.
Felizmente, existem formas de diminuir esses pensamentos e ajudar no momento do sono. Mostramos aqui algumas delas para que a pessoa fique menos tempo acordada na cama e com menos pensamentos acelerados.
1 – Reaprender a relacionar a cama com o sono
Essential nutrition
Nesse ponto, a terapia de controle de estímulo pode ajudar na reconstrução dessa relação. Para isso é preciso seguir alguns passos simples todas as noites da semana. São eles:
usar a cama somente para dormir e atos íntimos e fazer todas as outas atividade fora dela.
ir para cama somente se estiver com sono. Se o sono não vier, adie a hora de ir para cama e use o tempo fazendo alguma coisa relaxante.
se ficar acordado na cama durante 15 minutos saia dela e vá para um outro cômodo. Então faça alguma coisa relaxante até que o sono venha novamente.
levantar da cama no mesmo horário todos o dias sem importar o quanto tempo foi dormido.
evitar cochilos longos durante o dia porque podem prejudicar o sono durante a noite.
2 – Se distrair com pensamentos afetuosos
Os pensamentos negativos e preocupações podem fazer com que a pessoa perca o sono e fique mais alerta quando estiver na cama. Por conta disso é importante que ela tente a chamada “reorientação cognitiva”. Ela nada mais é do que lembrar de coisas boas, como por exemplo, um filme ou programa de televisão para que ela se distraia dos pensamentos negativos.
O ideal é que eles sejam pensamentos claros, mas que sejam neutros ou um pouco positivos. Isso porque, se forem excessivamente positivos podem acabar deixando a pessoa em um estado de aleta mental.
3 – Relaxar no sono
Minha saúde
No caso da insônia, a terapia de relaxamento tem o objetivo de diminuir o estado de alerta e melhorar o sono. Uma forma de fazer isso é tensionar e relaxar de forma progressiva os grupos musculares do corpo todo. Isso é chamado de terapia de relaxamento muscular progressivo guiado.
Além disso, a pessoa pode também tentar fazer exercícios respiratórios, ouvir uma música suave, usar recursos visuais e outras formas de relaxamento que sejam adequadas para ela.
4 – Se preocupar no começo do dia
Para que o sono seja de melhor qualidade à noite, a pessoa pode programar um “tempo de preocupação” logo no começo do dia para evitar que esses pensamentos venham durante a noite.
E no caso de eles voltarem durante à noite, a pessoa pode se lembrar que já se preocupou com eles de dia ou então anotá-los para deixar para a preocupação vir no horário estipulado para ela na manhã do dia seguinte.
5 – Acordar durante a noite é normal
Psiquiatra paulista
Quem tem problemas em dormir pode achar que acordar durante à noite é um grande problema. No entanto, isso é completamente normal para qualquer pessoa. Até porque, o sono acontece em ciclos diferentes com cada um deles durando aproximadamente 90 minutos. Esses estágios tem sono leve, profundo e o chamado REM.
Por conta disso é normal que todas as pessoas tenham breves acordadas durante o sono.
Fonte: Science alert
Imagens: Essential nutrition, Minha saúde, Psiquiatra paulista