Fatos NerdNotícias

Esquadrão Amazônia – Artistas brasileiros criam HQ de heróis com personagens de lendas nacionais

0

Quando se fala em quadrinhos brasileiros, talvez os primeiros que vem à cabeça das pessoas é a Turma da Mônica. O trabalho de Maurício de Sousa realmente é um tesouro nacional, contudo, e quando se refere à histórias em quadrinhos de super herói brasileira? Pode ser um pouco mais complicado. O brasileiro está tão acostumado a consumir produtos de fora do país, especialmente os americanos, que muitas vezes se esquece de olhar em volta. Com a ideia de conceder ao Brasil um grupo de heróis, o artista paraense Joe Bennett teve a ideia de criar o Esquadrão Amazônia, uma super equipe composta por personagens de lendas da região amazônica.

Para os leitores de quadrinhos, Bennett é um nome conhecido na área, tendo realizados trabalhos para consagradas editoras internacionais, como DC, Dark Horse e Marvel, na qual contribuiu com as revistas de Capitão América, Quarteto Fantástico e O Incrível Hulk. A ideia surgiu no começo dos anos 2000 e agradou muitas pessoas. Se unindo ao conterrâneo Alan Yango, ambos começaram então a desenvolver um projeto maior, foi a partir disso que eles resolveram tentar o financiamento coletivo. De acordo com Bennett, “se os americanos podem convencer que o índio deles é um super herói, por que a gente não pode fazer o mesmo com os nossos?”.

Com experiência de sobra e uma boa equipe formada – contando ainda com o desenhista assistente Allan Patrick e o arte-finalista Márcio Loerzer – o financiamento foi um sucesso e Esquadrão Amazônia finalmente ganhou vida. A história tem início quando uma uma enorme bionave chaga à Terra e vai rumo à região Amazônica brasileira. Quando o herói Maximus falha em combater os gigantes seres alienígenas que pousaram no lugar, pessoas com poderes sobre-humanos, que viviam nas sombras, são obrigadas a se revelarem e unir forças para defender a terrível ameaça que caiu sobre sua terra e o planeta. O grupo é formado por nomes folclóricos como Iara, Sucuri, Onça, Jurema, Búfalo e Aruã, os quais são liderados pelo índio Açu.

A obra contém quarenta páginas, com capa cartonada e impressa a cores. A primeira edição teve um lançamento especial: ela ocorreu em dezembro do ano passado na cidade de São Paulo, durante a Comic Con Experience, onde os apoiadores puderam pegar suas recompensas e conhecer os idealizadores do projeto. Alan Yango afirma que o tema não é exclusividade da Marvel, a editora apenas soube explorar de forma inteligente a história e é isso que a dupla tem tentado fazer. Caso o projeto continue com o sucesso, Yango e Joe Bennett pensam em fazer publicações regulares de Esquadrão Amazônia, que poderia ser encontrado em bancas de revistas e lojas especializadas.

Vingadores pré-históricos – Conheça os heróis da Marvel de antes de Cristo

Matéria anterior

5 vezes em que Rony Weasley foi simplesmente o pior

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos