Fatos Nerd

9 filmes que foram arruinados pelo final

0

Não existe nada mais frustrante do que um final ruim para um filme bom. Não permanecer na linha lógica do filme até o final pode nos deixar frustrados, o que nos faz criticar bastante o filme ou odiá-lo. São muitos os motivos para que isso aconteça, desde um “deus ex-machina” (termo usado quando algo surpreendente e que não estava na história aparece e resolve todos os problemas), quanto uma vontade do diretor, ou seguir a risca livro ou história no qual foi baseado.

Independente do fator, quanto mais estranho o final do filme, mais tendência a odiá-lo nos temos. Até há pessoas que gostam, e que veem sentido no final, mas a receptividade geral é negativa.

Confira 9 filmes recentes que foram arruinados pelo final. (Atenção, contém SPOILERS!!!)

1 – Matrix Revolutions

matrix-revolutions

A trilogia Matrix foi mais voltada para ser algo profundo e cheio de simbolismos do que apenas um thriller de kung fu, então não foi muito surpreendente quanto o segundo e terceiro filme ficaram mais ligados ao enredo psicologicamente denso do que às cenas de ação. Ainda assim, a maioria das pessoas ficou desapontada quando a trilogia terminou em um combate “mano-a-mano”, mesclado de um misticismo mal resolvido. Se você precisa entrar em sites ou ler teorias sobre os filmes para entendê-los, então ou você ou os produtores fizeram algo de errado.

2 – X-Men: O Confronto Final

x-men-the-last-stand

No terceiro filme da franquia X-Men, os produtores quiseram trazer a história da Fênix Negra para as telonas, mas o baixo orçamento liberado para o filme forçaram eles a readaptarem o enredo, com mortes de personagens importantes, momentos desnecessário, um final medíocre e uma cena pós-créditos confusa. Apesar de ter lucrado bastante, “O Confronto Final” condenou a franquia ao esquecimento por anos, que só voltou com “Dias de um Futuro Esquecido”.

3 – Sinais

signs-2

Muitos filmes narras a história de invasões alienígenas na Terra, e sempre deixam o final bem indeterminado, para uma possível continuidade, que seja. Infelizmente, esse não foi o caso de Sinais. O filme teve um elenco de peso, e o enredo foi se construindo aos pouco de uma forma que deixou todo mundo empolgado e vidrado no enredo. Porém, no final é revelado que a maior fraqueza de um ser alienígena (com tecnologia avançada o suficiente para viajar entre planetas ou galáxias) é a água. Não é meio tosco uma raça de alienígenas que não suportam água invadir um planeta que tem mais de 70% de sua superfície coberta pelo líquido?

4 – O Espetacular Homem-Aranha 2

the-amazing-spider-man-2

Como colocar um dos momentos mais emocionantes dos quadrinhos em uma continuação forçada de um reboot cinematográfico? Fácil, mate Gwen Stacy (Emma Stone) antes de alcançar o clímax e a luta final do enredo, e fazendo a luta principal entre Homem-Aranha, Electro e Duende Verde, antes ainda de mostrar uma possível início de sequência para o Sexteto Sinistro. O final hediondo com a morte de Gwen em um momento tão inoportuno mandou a franquia de volta para o reboot.

5 – AI: Inteligência Artificial

ai-artificial-intelligence

Todo mundo sabia os rumos que AI iria tomar quando Steven Spielberg assumiu o comando do filme, que era originalmente de Stanley Kubrick. Não importa o quão boa seja a direção de Spielberg, os fãs do filme até hoje discutem se Spielberg conseguiu realmente capturar a intenção original de Kubrick, especialmente no final. Em vez de manter a ambiguidade característica de Kubrick, Spielberg adicionou seres alienígenas para adicionar um desfecho confuso para o robô com inteligência artificial, que buscou a realização de um sonho pessoal durante toda a história.

6 – Truque de Mestre

now-you-see-me-12

Truque de Mestre é um bom filme, mas que se acha melhor do que é. Cheio de reviravoltas durante toda a história, seu final não é diferente: o agente do FBI (interpretado por Mark Ruffalo) – que perseguiu os mágicos durante todo o filme – revela ser a figura misteriosa por trás da ordem secreta dos mágicos. O fato dividiu opiniões entre “genial” e “desnecessário”, mas o filme em si tem muitos nomes de peso e foi um sucesso.

7 – Eu Sou A Lenda

i-am-legend

Incríveis atuações, enredo maravilhoso e um final que não agradou todo mundo. Will SMith é um cientista em um mundo dominado por criaturas vampíricas (surgidas à partir de um vírus) que se vê em um dilema no final do enredo. Em vez de ser a última esperança da humanidade, ele é um monstro aos olhos da nova espécie dominante do planeta, então ele se mata depois de deixar uma amostra de seu sangue para uma mulher que conheceu. Depois do final polêmico, o diretor liberou um final alternativo, com Will Smith permanecendo vivo e dando aos vampiros o que eles queriam afinal: uma vampira que foi transformada de volta em humana.

8 – Homem de Aço

man-of-steel

De acordo com o público, foi um dos finais mais forçados. Zack Snyder termina seu grande enredo com Super-Homem tendo que abandonar seus princípios e quebrar o pescoço do general Zod. Para os fãs que cresceram com um Super-Homem que se recura a matar qualquer um, foi um choque desnecessário. Ainda que muitos tenham adorado o tom sombrio que os filmes da DC tem tomado, especialmente depois de “Cavaleiro das Trevas”, o final de Homem de Aço não agradou a maioria.

9 – Planeta dos Macacos

planet-of-the-apes

O remake de Planeta dos Macacos foi uma tarefa difícil para Tim Burton, que infelizmente tentou homenagear a série original de uma maneira que não agradou, deixando tudo como uma “imitação barata”. No final de Burton, o protagonista sai do “Planeta dos Macacos” e volta para a Terra, apenas para descobrir que ele ainda no Planeta Terra, só que no Futuro, depois que os Macacos venceram a Guerra contra os humanos e tomaram controle da Terra.

O que significa esse símbolo nas embalagens?

Matéria anterior

7 guerras mais mortais do século 21

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos