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Essa é a razão pela qual a turbulência pode piorar durante o voo

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Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho. E aqueles que já viajaram sabem o quão prática e confortável é essa experiência. Mas ao mesmo tempo, muitas pessoas têm medo desse tipo de viagem. Até porque, mesmo sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo, algumas coisas podem deixar a viagem um pouco tensa, como por exemplo, a turbulência.

Isso é tão verdade que recentemente um voo da Lufthansa teve que pousar logo depois da sua decolagem por conta de turbulência extrema. O que muitas pessoas podem não saber é que anualmente, os pilotos relatam em média 5.500 casos de turbulência severa ou maior. Nos últimos anos esses números aumentaram por conta das mudanças climáticas. Tanto é que especialistas dizem que a turbulência severa pode aumentar nos próximos anos por conta da mudança dos padrões de clima.

Além desse voo da Lufthansa, outros eventos aconteceram somente nesse ano. Por exemplo, em um voo da Southwest, o piloto teve que que abortar o pouso que faria por conta de uma turbulência forte. Além disso, um caso de turbulência extrema acabou ferindo 25 pessoas em um voo da Hawaiian Airlines.

O caso de morte ocasionada por conta de uma turbulência é bem raro, mas isso não quer dizer que não acontece. Por exemplo, no dia quatro de março um passageiro de um jato executivo acabou morrendo em uma turbulência forte.

Piora da turbulência

eDestinos

Uma turbulência é quando acontece qualquer mudança inesperada ou irregular no movimento do ar e isso acaba afetando a altitude e o movimento do avião. Essa mudança pode ser uma sacudida leve, um solavanco ou até mesmo um arremesso e rolamento severos nas aeronaves. Como consequência, elas podem causar ferimentos, como por exemplo, os passageiros batendo sua cabeça no assento.

No caso de aviões e jatos particulares, as turbulências são mais causadas por conta de tempestades, pressão atmosférica ou correntes de jato. E para que sinais de coisas que possam causar esses problemas sejam vistos antes que a turbulência chegue, os pilotos usam seus olhos e equipamentos como radares e relatórios de outros aviões. Com isso, eles têm tempo de avisar os passageiros para apertarem os cintos.

Nesse sentido, engana-se quem pensa que a turbulência só acontece quando o céu está escuro. No entanto, ela também pode acontecer quando o céu está claro. Nesse caso, essa turbulência pode fazer o avião tremer antes que o piloto consiga dar o aviso. Por isso ela é mais perigosa. E é justamente esse tipo que está aumentando por conta das mudanças climáticas.

Uma das coisas que mais causam esse tipo de turbulência é o chamado cisalhamento do vento. Ele é uma mudança na velocidade e direção do vento que acontece de repente.

“Quando o vento sopra do oeste a 100 milhas por hora a 30.000 pés e também sopra do norte a apenas 30 mph a 20.000 pés, ou diretamente abaixo, pode ser bastante turbulento para um avião se movendo entre essas duas altitudes”, disse Stephen Bennett, presidente do Comitê de Clima Financeiro e Risco Climático da American Meteorological Society, e co-fundador e diretor climático do The Demex Group.

Aumento

CNN

Essas turbulências de ar claro geralmente se desenvolvem em torno das correntes de jato de nível superior, que são onde os aviões voam. E por conta do aquecimento global, elas estão ficando mais fortes, como apontou Isabel Smith, meteorologista e estudante de doutorado na Universidade de Reading. Ela também foi a autora principal em um estudo a respeito das tendências de turbulência de ar claro no Atlântico Norte.

De acordo com ela, o aumento dos gases de efeito estufa acabam retendo calor na camada da atmosfera mais perto da superfície. No entanto, esse calor tinha que ser liberado na atmosfera, ou seja, na camada de cima. Mas como isso não está acontecendo, o resultado é que a toposfera está aquecendo e a estratosfera esfriando.

“Isso aumenta o gradiente de temperatura entre as duas camadas, o que fortalece a corrente de jato, que por sua vez cria um fluxo de vento mais instável e aumenta a turbulência do ar limpo”, disse Smith.

Segundo as previsões dos pesquisadores, esse tipo de turbulência irá dobrar até 2050.

Fonte: Science alert

Imagens: eDestinos, CNN 

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