• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa pode ser a única forma de salvarmos nosso planeta

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      06/06/19 às 16h24

Existe uma maneira de combater as mudanças climáticas usando baixa tecnologia, de forma extremamente viável e sustentável para o planeta: plantando árvores. Um trilhão delas. Ao menos é o que acredita Tom Crowther, ecologista de mudança climática, membro do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, em Zurique, na Suíça.

Há cerca de quatro anos, ele descobriu que existem aproximadamente 3 trilhões de árvores na Terra. Número muito maior que a estimativa anterior da 400 bilhões da NASA. Recentemente, sua equipe calculou que há espaço suficiente no mundo para outras 1,2 trilhão delas. Plantá-las traria muitos benefícios quanto à absorção de dióxido de carbono atmosférico (CO2). E esta é uma das peças chave na mudança climática.

"A quantidade de carbono que podemos capturar se plantarmos 1,2 trilhão de árvores, ou pelo menos se permitirmos que essas árvores cresçam, seria muito mais alta do que a próxima melhor solução para a mudança climática", disse Crowther à CNN. Sua pesquisa, com maiores detalhes sobre o plantio das árvores, encontra-se sob revisão para ser publicada na revista científica Science.

1,2 trilhão de árvores

Devido a isso, ao abrir alguns detalhes sobre seus estudos, Crowther diz que não pode compartilhar números exatos de quanto CO2 extra poderia ser armazenado nessas árvores. No entanto, ele aponta para número divulgados pelo Project Drawdown, organização sem fins lucrativos que classifica as soluções climáticas pela quantidade de CO2 que podem remover da atmosfera.

A solução número um no ranking da ONG, inclui o controle da liberação de gases de efeito estufa HFC (hidrofluorocarbonetos) de geladeiras e ares-condicionados, o que poderia reduzir o CO2 atmosférico em 90 bilhões de toneladas. Segundo as estimativas de Crowther, os números com o plantio de 1,2 trilhão de árvores seriam "muito acima" disso. Só para contextualizarmos, as emissões globais de CO2 são de aproximadamente 37 bilhões de toneladas por ano.

Mas você pode estar agora se questionado, embora haja espaço para todas essas novas árvores, é realmente algo prático plantá-las? De acordo com a Plant for The Planet (PFTP), sim. A organização liderada por jovens está no comando da campanha "Trillion Tree", algo como Trilhão de Árvores, em livre tradução.

A campanha foi criada pela ONU em 2006. Posteriormente, ela foi entregue à PFTP. Depois que a organização conheceu o trabalho feito por Crowther, o número de árvores, a serem plantadas como objetivo da campanha, aumentou. Já foram plantadas 15 bilhões de árvores, com a ajuda de diversos países, incluindo a Índia, que plantou mais de 2 bilhões de árvores, depois que se juntaram à campanha.

Um longo caminho

"Acho que um trilhão de árvores é viável", disse o presidente da PFTP, Sagar Aryal. "Não é que não tenhamos dinheiro suficiente no mundo - talvez os governos, por si só, não possam fazer o suficiente, mas, se trabalharmos em conjunto com o setor privado, podemos fazê-lo".

Crowther também é consultor científico da Plant for The Planet e apontou para a organização os melhores lugares para o plantio das árvores. Os lugares identificados por Crowther e equipe, estão localizados em terras que foram degradadas, longe das áreas agrícolas e urbanas. "Estes são lugares onde as fazendas foram abandonadas, ou onde houve desmatamento e foram deixados de lado", explicou.

O cientista salienta que o plantio das árvores não é uma solução imediata. Pode levar entre 30 e 40 anos para o crescimento das árvores para um efetivo armazenamento de carbono. Uma solução rápida para o momento seria interromper o desmatamento. Todos os anos são perdidas aproximadamente 15 bilhões de árvores devido a esta ação do homem.

Crowther diz que no passado era cético quanto aos benefícios do plantio das árvores. Contudo, ele diz que mudou de ideia. "A mudança climática é vista como uma questão tão imensa e complicada - parece que é vista como um problema de outra pessoa, outra pessoa está lidando com ela ou não, e ninguém tem uma mensagem simples sobre como lidar com isso", disse ele.

"Eu gostaria de tentar defender isso como uma solução na qual todos podem se envolver. Se todos as milhões de pessoas que participaram de marchas climáticas nas últimas semanas se envolverem com o plantio de árvores, o impacto seria enorme".

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   CNN World  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+