Curiosidades

Esse perfume da Calvin Klein é usado por cientistas para atrair animais

0

Com certeza você já sentiu um cheiro e lembrou de uma pessoa específica. Além de remeter a alguém conhecido, estudos mostram que o perfume também influencia no momento de escolher parceiros, assim como acontece no reino animal. E nessa relação entre perfume e animal os cientistas descobriram que uma fragrância de uma marca conhecida atrai felinos grandes.

Os cientistas descobriram que o perfume Obsession, da Calvin Klein, conhecido por sua essência complexa, tem o poder de atrair grandes felinos. Com essa informação em mãos, eles começaram a usar a fragrância para procurar onças na selva da Guatemala.

Por isso que os biólogos Rony Garcia e José Moreira, do Programa de Conservação Jaguar da Sociedade para a Conservação da Natureza (WCS), usam o perfume para conseguir atrair os felinos até as suas armadilhas fotográficas. Fazendo isso, eles conseguem fazer uma melhor estimativa a respeito do número de animais que vivem no local que eles estão estudando, além de possibilitar que eles vejam outros detalhes com mais precisão.

Perfume

Mas como eles descobriram que o Obsession for Men atraia esses felinos? Isso aconteceu graças a um experimento do WCS feito no zoológico do Bronx, em Nova York. Nele, os pesquisadores testaram 23 perfumes diferentes até descobrirem que o Obsession for Men tinha o poder de atrair os gatos por um período de tempo maior. A segunda fragrância que mais funcionou como um imã foi L’Air du Temps de Nina Ricci.

Os planos do Programa de Conservação Jaguar da Sociedade para a Conservação da Natureza é expandir esse uso do perfume e fazer com que ele seja usado nos programas da Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Peru e do Equador já nos próximos anos.

Atração

UOL

Evolutivamente, em diferentes espécies, incluindo o ser humano, escolhe-se o par para que ele complemente seus próprios genes, principalmente os que são relacionados com o sistema imunológico. Com isso, o objetivo final é que a prole seja a mais resistente possível.

E mesmo que os humanos tenham centenas de maneiras diferentes de genes que codificam o sistema imunológico, a maneira que essa variantes dão um aroma natural varia de acordo com a pessoa. Por conta disso que cada pessoa expressa o cheiro de uma forma diferente da outra. Isso mostra que o cheiro exalado pelo corpo é capaz de falar coisas sobre o sistema imunológico.

Para provar isso, na década de 1990, o Instituto Max Planck fez o que chamaram de “experimentos de camiseta suada”. Neles, mulheres cheiravam camisas que os homens tinham dormido por duas noites. Para que o experimento desse certo, os homens não podiam usar perfume, sabonete aromático e nem desodorante.

Como resultado, os pesquisadores descobriram que as mulheres preferiram o cheiro daqueles homens que tinham variantes genéticas diferentes das suas. Eles também pontuaram que as variantes genéticas do sistema imunológico influenciam os ingredientes do perfume que é escolhido por mulheres e homens.

Tudo isso mostrou que as pessoas se relacionam com aquelas que têm variantes genéticas e imunológicas diferentes das que elas têm. Assim como acontece com outros animais, isso é feito para tentar aperfeiçoar o próprio sistema imunológico.

Perfume e odor próprio

Bons fluidos

Com relação ao perfume, muitos pensam que ele é usado para disfarçar o cheiro corporal durante o dia. Contudo, o perfume junto com o odor do corpo resulta em uma combinação única. É por isso que às vezes o perfume age de forma diferente quando borrifado em pessoas diferentes.

Isso mostra que seu uso é mais do que somente disfarçar o mau cheiro. Até porque, as pessoas escolhem aquele que melhor combina com seu cheiro pessoal. É esse fato que faz com que a pessoa fique atraída mais facilmente por alguém, já que o cheiro pode ser ou não agradável para alguém.

Fonte: O perfumístico, BBC

Imagens: YouTube, UOL, Bons fluidos

Oxigênio respirável em Marte é produzido pela NASA

Artigo anterior

Como gastar seu dinheiro para ser mais feliz, segundo a ciência

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido