Curiosidades

Como gastar seu dinheiro para ser mais feliz, segundo a ciência

0

Todo mudo já ouviu a máxima de que dinheiro não traz felicidade. Ela pode até ter sua verdade, mas sabemos que tê-lo pode fazer a vida ficar bem mais cômoda. E existem formas de gastar que podem nos deixar mais felizes. Pelo menos é isso que diz um novo estudo feito pelos pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

De acordo com esse estudo, gastar o dinheiro com experiências, como por exemplo, viagens, entretenimento, atividades ao ar livre e restaurantes pode aumentar a felicidade de uma pessoa mais do que quando ela gasta comprando bens materiais. Para chegarem a esse resultado, o estudo acompanhou mais de sete mil pessoas.

Estudos anteriores sobre felicidade tinham apontado que as pessoas dão mais valor para as experiências do que para os bens materiais. O fator principal para entender o motivo é o tempo. Isso porque as lembranças de momentos felizes duram mais, enquanto que a percepção a respeito do valor de coisas materiais tendem a cair com o passar do tempo.

Como gastar o dinheiro

O segredo

Esse novo estudo foi feito pelos cientistas Amit Kumar, Matthew A. Killingsworth. e Thomas Gilovich, que acompanharam as mais de 7.500 pessoas que participaram e coletaram seus dados com relação à felicidade antes, durante e depois das experiências de compras.

Uma das maneiras que os pesquisadores usaram para rastrear a felicidade dos participantes foi através das mensagens de texto que eles enviaram. Com isso, os que gastaram seu dinheiro com experiências pareciam bem mais felizes do que os que compraram qualquer coisa material. E eles também pareciam estar mais felizes do que aqueles que não compraram nada também.

“Se você quer ser mais feliz, pode ser prudente trocar um pouco mais o consumo de bens materiais por experiências – o que provavelmente levaria a um bem-estar maior”, afirmou Amit Kumar, professor da Universidade do Texas e principal autor do estudo.

Coisas desnecessárias

Época negócios

Embora tenham coisas que podem fazer com que a pessoa fique mais feliz, também existem aquelas que são completamente desnecessárias. Nessa busca por tentar fazer a vida ficar mais fácil, as pessoas acabam gastando seu dinheiro com coisas que não precisam.

Como exemplo disso temos as roupas de marca para crianças. O estudo mostrou que bens materiais não trazem uma felicidade grande. E gastar dinheiro com roupas de marca para crianças é desnecessário porque elas crescem muito rápido. Por conta disso, acaba sendo um gasto desnecessário.

Outro gasto desnecessário, que pode ser bem polêmico, são as roupas para cachorros. Claro que os tutores querem dar do bom e do melhor para o seu animalzinho, mas a realidade é que ele não precisa ter várias opções de roupas para sair de casa. Existem outras formas de demonstrar seu afeto pelo seu pet além de gastar dinheiro com inúmeras roupas que, na maioria das vezes, eles nem gostam de usar, assim como comprar câmeras de vídeo.

A não ser que a pessoa seja um cinegrafista profissional, essa compra não faz sentido. Mesmo assim, várias pessoas acabam comprando câmeras de vídeo para gravar os momentos em família e ocasiões especiais. Contudo, hoje em dia temos os smartphones que podem muito bem fazer as vezes das câmeras. Nesse caso é melhor economizar o dinheiro.

Com relação aos smatphones, um gasto desnecessário de dinheiro é sempre comprar o último iPhone. Claro que cada modelo é diferente do antigo e é justamente isso que faz com que as pessoas queiram comprá-lo, mesmo o modelo antigo funcionando. O problema não está em querer um celular novo, mas normalmente no lançamento o preço costuma ser maior. É uma grande quantia de dinheiro em um bem que, na realidade, a pessoa não precisa comprar.

Fonte: Época negócios

Imagens: O segredo, Época negócios

Esse perfume da Calvin Klein é usado por cientistas para atrair animais

Artigo anterior

Ötzi, o Homem de Gelo. O que se sabe sobre ele 30 anos depois de descoberto

Próximo artigo