Curiosidades

Esses foram os avanços importantes na saúde em 2022

0

A saúde é um campo que está sempre tendo novidades, e ainda bem, porque é através delas que a humanidade segue. Felizmente, em 2022 tivemos vários avanços desde pesquisas e descobertas que tiveram um impacto positivo em toda comunidade científica.

Alzheimer, Parkinson e cannabis medicinal 

Cannabis e saúde

Logo no primeiro mês do ano, o Instituto Salk, dos EUA, fez uma pesquisa e descobriu que uma substância química presente na cannabis é capaz de tratar doenças neurodegenerativas como o Parkinson e o Alzheimer.

“Esta descoberta pode um dia levar ao desenvolvimento de novas terapias para tratar esta doença e outros distúrbios neurodegenerativos — como a doença de Parkinson”, afirmou Pamela Maher, a principal autora do estudo, na época.

Esse não foi o único estudo que deu uma contribuição importante para a área da saúde. Além dele, também foi descoberto que a doença pode começar pela boca; um novo teste sanguíneo foi criado e consegue prever a condição anos antes dos primeiros sintomas; e descobriu-se que existe uma versão menor da proteína responsável pelo Alzheimer que tem efeito direto no fluxo sanguíneo e no cérebro, impedindo a entrada de nutrientes.

Xenotransplante: rim e coração de porco em um humano 

Outro avanço feito na saúde esse ano foi realizado por uma equipe da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos. Eles fizeram um transplante de rim de um porco para um ser humano. Segundo os especialistas, o transplante foi um sucesso.

Além desse órgão, em 2022 também foi feito o primeiro transplante de coração de porco para uma pessoa. E uma camada ocular feita com pele de porco também conseguiu restaurar a visão de 14 pessoas.

HIV: 4° caso de cura no mundo 

Observatório IG

Em 2022 também aconteceu o quarto caso de cura do HIV no mundo. De acordo com os cientistas, um homem de 66 anos ficou livre do vírus que ele convivia desde os anos 1980.

Os cientistas não chamam os casos de “cura”, mas sim de remissão viral. Ela aconteceu depois de o homem receber a doação de medula óssea para tratar sua leucemia. Seu doador era resistente ao HIV, tendo uma mutação rara chamada CCR5.

Menor marca-passo do mundo chegou ao Brasil 

Esse ano, tanto o visual como a tecnologia do marca-passo mudou. Isso aconteceu por conta de uma adaptação feita por uma empresa de tecnologia médica dos EUA, a Medtronic. A empresa lançou o primeiro marca-passo sem seus já conhecidos cabos eletrodos. Além dessa inovação, o tamanho dele também chamou atenção, tendo somente 20 milímetros de comprimento e pesando menos de dois gramas.

Por conta disso, ele é menos invasivo, tem um menor risco de infecção, elimina as infecções da pele no local do implante, tem uma performance alta e garante uma preservação maior do sistema venoso.

Covid-19 tem novos sintomas 

Há quase três anos convivemos com esse vírus e ele ainda surpreende os pesquisadores. Nesse ano, a onda mais recente vista em vários países, como por exemplo na China, fez com que os pesquisadores descobrissem que a doença tem novos sintomas além dos que já eram conhecidos.

Dentre eles estão língua peluda, dedos roxos e erupções cutâneas. Além deles, alguns pacientes tiveram zumbido nos ouvidos, olhos doloridos, irritações na pele, erupções vermelhas no rosto ou lábios, perda de cabelos e dores nas articulações.

Avanço nas vacinas

TRE-SE

A saúde como um todo viu um grande avanço com relação às vacinas. Dentre elas: a vacina trivalente contra a covid, que pôde ser desenvolvida pela Anvisa e Butantan; a vacina contra dengue, que está sendo desenvolvida há 10 anos, teve 79,6% de eficácia; a vacina contra câncer de pele apresentou resultados promissores; a vacina contra o câncer de mama foi melhor do que as expectativas; a vacina contra o vício em opioides está sendo estudada; e a vacina contra o HIV foi promissora em macacos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Cannabis e saúde, Observatório IG, TRE-SE

Adotar um pet é tudo de bom; veja 5 bons motivos para isso

Artigo anterior

Conheça a história de amor de Messi e sua esposa Antonella, da infância ao casamento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido