Curiosidades

Adotar um pet é tudo de bom; veja 5 bons motivos para isso

0

Se você precisar de motivos para adotar um pet, temos vários para te dar! A companhia desses animais pode transformar a sua vida, e também a dele. Afinal, você poderá salvá-lo das ruas, oferecer mais conforto e qualidade de vida. Em troca, ele irá te amar pelo resto da vida.

No entanto, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre por que optar pela adoção e não pela compra. Ou mesmo por que ter um animal de estimação. Nesse caso, existem algumas razões que podem te convencer a realizar esse ato de amor. Confira!

5 motivos para adotar um pet

1. Você salva a vida dele

Um dos principais motivos para adotar um pet é salvar a vida dele e oferecer uma vida mais digna. Milhões de bichinhos são abandonados todos os anos, além de viverem nas ruas por falta de um lar adequado.

Por isso, ao resgatar um bichinho de estimação, você estará salvando-o de um possível destino de maus-tratos, fome e até mesmo perigos para sua vida, como atropelamento.

Todos os animais desejam ter um lugar seguro para morar, e irão retribuir com muito carinho e amor. Você estará salvando um animal e ganhando um companheiro fiel para toda a vida.

2. Companheiro para todas as horas

Os animais, principalmente gatos e cachorros, são animais fiéis aos seus tutores, especialmente se sentirem que foram salvos. Ou seja, se você adotar um pet, ele o seguirá pelo resto da vida.

Não apenas gostam de demonstrar amor e gratidão, como também são leais, e adoram acompanhar seus humanos por onde forem. Nos momentos felizes e tristes, estarão ao seu lado.

Além disso, conviver com um animal também incentiva a socialização de pessoas mais tímidas ou com problemas para ter uma convivência ativa em sociedade. Afinal, eles ajudam a participar da vida comunitária.

Via Pexels

3. Pode te proteger do perigo

Um dos principais motivos para adotar um pet é ter um protetor para os momentos de perigo.

Existem muitos casos em que os companheiros animais foram responsáveis por salvar a vida das pessoas. Eles pressentem o perigo e podem agir por instinto para cuidar dos seus tutores.

Além disso, se não conseguirem ajudar fisicamente, podem alertar você sobre a situação, com sons, chamando atenção com o corpo ou indicando suas preocupações.

Dessa forma, ter um companheiro animal é uma boa forma de ter mais segurança e proteção no dia a dia.

4. Ajuda na sua saúde

Poucas pessoas sabem, mas um dos motivos para adotar um pet é ajudar na saúde do seu tutor.

Existem diversas pesquisas que indicam aumento nos níveis de serotonina, a substância da felicidade, por interagir com animais. Além disso, esse companheiro pode deixar as pessoas mais calmas em momentos de crise e alegrá-lo durante tristezas.

Inclusive, existem animais treinados para ajudar no tratamento da depressão e de outras doenças.

Dessa forma, aumentam a qualidade de vida dos humanos, minimizam o estresse e a depressão de pacientes hospitalizados e são classificados como terapêuticos.

Via Pexels

5. Permite ter uma vida mais ativa e responsável

Por fim, vale mencionar que adotar um pet torna a pessoa mais responsável. Afinal, ela passa a ser a tutora de outro ser vivo, que depende de você para sobreviver.

Isso muda a percepção das pessoas, e ajuda a ter mais maturidade no dia a dia. Ainda é uma forma de ter uma vida mais ativa, seja praticando exercícios, brincando ou mesmo acompanhando os animais mais agitados.

Esses quesitos permitem desenvolver um maior senso de responsabilidade, além da realização de perceber que você consegue atender as necessidades do seu pet e cuidar dele.

Como adotar um pet?

Depois de conhecer os motivos para adotar um pet, você poderá fazer isso com muita facilidade. Se já tiver um animal em mente, basta procurar em uma organização que ajuda esses pets ou mesmo buscar pessoas que têm lares voluntários.

Enquanto isso, se ainda estiver em dúvida, pode procurar animais resgatados que precisam de um lar. E, claro, você sempre poderá encontrar o pet ideal com uma ajuda do destino, se quiser adotar um animal da rua e dar a ele uma casa.

Na hora de escolher, considere alguns pontos, como o espaço disponível e o seu orçamento para atender às necessidades e ao conforto do novo pet. No entanto, não deixe isso te impedir.

Existem diversos motivos para adotar um pet, e eles poderão agregar muito amor, carinho e diversão para os seus dias.

 

Fonte: PetPillow

Imagens: Pexels, Pexels

Veja os bilionários que ficaram ainda mais ricos em 2022

Previous article

Esses foram os avanços importantes na saúde em 2022

Next article

Comments

Comments are closed.