Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros, por meios considerados ilegais ou ilícitos. A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

Dinheiro na cueca, escondido em contas na Suíça, superfaturamento em obras públicas e até eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpíadas são usados para lavar dinheiro e geralmente não acabam sendo entregues da forma que foi prometido. Além de operações, a perder de vista, com nomes estranhos feitas pela Polícia Federal, a corrupção parece ser uma condição que vem sempre junto.

Mas apesar da corrupção estar bastante presente na política ela também pode surgir no dia a dia. Atitudes como furar fila ou subornar um policial podem ser consideradas formas de corrupção.

Às vezes, pensamos que o Brasil é o país mais corrupto do mundo, ou então achamos que, em outros lugares, não existe uma corrupção tão grande quanto a nossa. Mas quem tem essa mentalidade está bastante errado.

Ranking

Nessa busca para saber qual o país mais corrupto do mundo existe uma entidade para responder essa pergunta. A "Transparency International" é uma entidade sem fins lucrativos que busca, e tem como visão, livrar as pessoas, as empresas, a sociedade civil e os governos da corrupção. Além de ações, anualmente, ela atualiza a sua lista de países tanto mais corruptos, como também os menos corruptos.

O ranking avalia 180 países e tem como base a percepção, e também na opinião, de empresários, jornalistas e organizações civis. A medição é feita de 0, que é a numeração primeira para país mais corrupto, até 100, que ilustra a numeração máxima que representa o menos corrupto.

Mais de dois terços dos países tiveram nota abaixo de 50, sendo que a média mundial foi de 43. Esse número mostra o quanto grande parte do globo ainda tem a corrupção como marca.

Alguns dos critérios que esse ranking usa são segurança e boa qualidade de vida. E a política é um dos pontos fundamentais. A entidade publicou o seu relatório de corrupção em 2019. Mostramos aqui, alguns dos países mais corruptos do mundo.

Brasil

O Brasil manteve a pior nota, pelo segundo ano. Na última lista feita pela entidade, o Brasil se manteve no pior patamar da série histórica do Índice de Percepção da Corrupção, tendo somente 35 pontos. Essa pontuação equivale ao valor mais baixo desde 2012. Ano que o índice passou por uma alteração metodológica e passou a permitir uma leitura em série histórica.

Tendo essa pontuação nosso país desceu mais uma posição no ranking e ficamos em 106º lugar. Foi o quinto declínio do Brasil e fez com que ele atingisse a pior colocação na série histórica do índice. Em 2018, o país também já tinha perdido dois pontos e tido uma queda de nove posições no ranking geral.

Publicidade
continue a leitura

1 - Somália

2 - Sudão do Sul

3 - Síria

4 - Yêmen

5 - Afeganistão

6 - Sudão

7 - Guiné-equatorial

Publicidade
continue a leitura

8 - Venezuela

9 - Coreia do Norte

10 - Guiné-Bissau

11 - Líbia

12 - República Democrática do Congo

13 - Haiti

14 - Turcomenistão

Publicidade
continue a leitura

15 - Congo

16 - Burundi

17 -  Iraque

18 - Chade

19 - Cambodja

20 - Nicarágua

Publicado em: 04/02/20 15h46