• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 Lições Finlandesas para combater a Corrupção

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      31/12/14 às 00h29

A Finlândia é reconhecida por todos como o país com a menor taxa de corrupção. Parece até difícil, visto que a corrupção é algo difícil de se combater. No país, os princípios moral imperam e para facilitar a transparência, existem um conjunto de princípios com o objetivo de evitar o abuso de poder, que são comuns na cultura brasileira.

Conheça os 8 métodos de combate a corrupção executados na Finlândia:

1. Rigidez nas compras da Administração Pública

Na Finlândia qualquer compra realizada pelos governos são feitas sem superfaturamento do produto. São utilizados os mesmos preços de mercado  e além disso, três ofertas de fornecedores diferentes, são analisadas para que a mais barata possa ser escolhida. No Brasil, como sabemos acontece o contrário.

2. Transparência Total do Governo

Qualquer ação feita por servidores públicos deve ser informada aos cidadãos. A única exceção é com relação aos servidores da segurança pública.

3.  Transparência Total dos Cidadãos

Os finlandeses  também podem "fiscalizar" uns aos outros. Qualquer cidadão pode saber quais são os rendimentos declarados de todos os residentes no país, não importa se a pessoa é pobre ou se a pessoa é o artista de maior sucesso da nação.

4. Não existem prefeitos

Isso mesmo. Os municípios são de responsabilidade dos "City Managers". Eles são servidores com experiência em administração pública. Os eleitores se, por acaso, se sentirem insatisfeitos com o administrador municipal, podem demiti-lo. Nesse caso ele seria substituído pelo Conselho municipal que é eleito pela população.

5. Nada de cargos por "indicação"

No país os secretários de Estado e cargos de segundo escalão são ocupados por servidores públicos que conseguem o cargo através de progressão na carreira. Algumas exceções foram feitas em 2005 mas ainda a maioria desses cargos segue esse modelo de eleição.

6. Distribuição de Poder

No país, para se ter ideia, o conselho de ministros tem maior capacidade de poder que o Presidente da República. O poder não fica retido em pequenos grupos de pessoas.

7. Penalidades extremas aos culpados

As leis na Finlândia seguem um certo "princípio de proporcionalidade". Quanto pior a infração, pior a penalidade.

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+