Curiosidades

Por que as pessoas mentem para parecerem honestas?

0

Sentir a verdade e ver uma pessoa de forma transparente é algo totalmente agradável. Nada melhor do que lidar com pessoas honestas e que não costumam mentir para se sobressaírem. No entanto, é um tanto raro encontrar isso. Por mais contraditório que seja, há pessoas que podem facilmente mentir para parecerem honestas. Quem afirma isso é um novo estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. O resultado desse estudo foi publicado na revista científica American Psychological Association. Na maior parte das vezes em que isso acontece, é porque os indivíduos desejam parecer mais competentes do que são. Eles buscam mostrar eficiência em determinada situação, segundo a pesquisa.

“Nossas descobertas sugerem que quando as pessoas obtêm resultados extremamente favoráveis, antecipam as reações suspeitas de outras pessoas. Assim, preferem mentir e parecer honestas, não dizendo a verdade e correr o risco de soarem mentirosas ou egoístas”. Isso foi dito por Shoham Choshen, professora sênior da Escola de Administração de Empresas e do Centro de Estudos de Racionalidade da Universidade Hebraica de Jerusalém. O estudo ainda realizou vários experimentos com advogados estudantes e testes virtuais. Com isso, foi possível concluir o motivo de mentiras para passar imagem de honestidade. Confira mais detalhes conosco.

Por que as pessoas mentem para parecerem honestas?

Nas atividades com os advogados, 115 indivíduos tiveram que imaginar um cenário, onde deveria dizer a um cliente o preço para resolver um caso. Metade desses voluntários tinha que trabalhar 60 horas. Enquanto isso, a outra metade trabalharia 90 horas. No cenário fictício, o cliente não saberia quantas horas os advogados trabalharam. Quando perguntados os valores, o grupo, que trabalhou 60 horas, disse que havia trabalhado em média, 62,5 horas.

Pelo menos, 17% mentiu para aumentar duas horas. O grupo que trabalhou 90 horas, relataram uma média de 88 horas. Cerca de 18% do grupo mentiu, relatando um tempo menor. Após isso, alguns advogados do grupo de 90 horas afirmou que estavam preocupados com os clientes, pois estavam sendo enganados. Embora seja algo preocupante, Choshen0Hillel acredite que esses resultados dos estudos seriam os mesmos no mundo real.

“Embora nossas descobertas possam parecer irônicas ou contra intuitivas, acho que a maioria das pessoas reconhecerá momentos assim. Isso quer dizer que, passarão por momentos onde serão motivadas a contar uma mentira para parecer honesta”. A especialista afirma isso e se inclui, pois acredita que é algo do instinto. Diga pra gente então, você já passou por uma situação assim?

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Afinal, quem são os filhos da Feiticeira Escarlate com o Visão?

Matéria anterior

Esses são os países mais corruptos do mundo em 2020

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.