Curiosidades

Este é um sintoma de câncer que geralmente ocorre à noite

0

Câncer é um dos diagnósticos que as pessoas mais temem receber. Ele é o termo usado para um conjunto de centenas de mutações patológicas que têm um crescimento de células fora do normal e do controle. Quando o câncer não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode levar à morte.

Além disso, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, esse ano serão dados 700 mil novos diagnósticos. Por isso que é sempre bom ficar atento a todos os sinais que o corpo dá para que, se algo estiver errado, seja descoberto logo no começo para aumentar as chances de cura.

E mesmo que vários tipos de câncer sejam silenciosos, existem alguns sintomas, que nem todas as pessoas sabem, que podem denunciá-lo. Um exemplo são os suores noturnos. Por mais que eles possam acontecer por conta de uma temperatura alta no quarto ou por uma coberta mais grossa, às vezes, eles podem ser um sinal de que algo não está muito certo com a saúde da pessoa, sendo uma das possibilidades de variados tipos de câncer.

Sintoma de câncer

O Globo

Dentre os tipos de câncer que podem ter como sinal os suores noturnos estão: de cólon, reto, mama, pulmão e próstata. Além disso, a Healthline também aponta essa relação com doenças como a leucemia, câncer ósseo e de fígado.

Contudo, se uma pessoa tem suores noturnos, isso não é uma certeza de que ela tem algum tipo de câncer. Eles podem ser os efeitos colaterais de tratamentos hormonais, de uma febre, ou de alguma quimioterapia. Além disso, a transpiração também tem sua função biológica, que é manter o corpo funcionando normalmente e sem se superaquecer quando está fazendo muito calor.

Por conta disso que é extremamente importante consultar um médico antes de tirar qualquer conclusão e se autodiagnosticar. Até porque, os profissionais ajudarão a decifrar os sintomas e assim determinar se os suores noturnos, naquele determinado caso, são um sinal de preocupação ou não.

Outras causas

Women’s health

Como dito, os suores noturnos podem ser os sintomas de várias coisas além do câncer. Por exemplo, uma condição chamada hiperidrose tem como causa uma transpiração imprevisível e em excesso. Além dela, o estresse também pode aparecer durante a noite e fazer com que a pessoa sue durante seu sono.

Outra condição que também pode provocar os suores noturnos é a hipoglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos. Isso pode ser visto com mais frequência nas pessoas que têm diabetes tipo 1 ou 2.

No caso das mulheres, os suores noturnos podem ser um sintoma bem comum da menopausa. Isso porque, nessa época, o corpo delas muda de uma fase de produção de estrogênio e progesterona. E uma última coisa que também pode causar esses suores noturnos é a ansiedade.

“Suores noturnos geralmente são inofensivos, a menos que acompanhados de outros sintomas preocupantes como diarreia, febre ou perda de peso inexplicada. No entanto, é sensato consultar seu médico se seus suores noturnos persistirem”, pontuou a Mayo Clinic.

Precaução

UOL

Normalmente, o que causa o câncer é multifatorial. Até porque, essa doença pode estar relacionada tanto a fatores genéticos como aos hábitos de vida de determinada pessoa.

“Apesar das causas variarem e cada paciente ter um histórico de saúde específico, as pesquisas já relacionaram alguns hábitos de vida como fatores de maior risco para o desenvolvimento de cânceres”, comenta a oncologista Janyara Teixeira, da Oncologia D’Ór.

Ou seja, existem sim coisas que as pessoas podem fazer para se precaverem da doença. Os especialistas Janyara Teixeira e Anderson Silvestrini, da Oncologia D’Ór, falaram algumas delas.

A primeira é não fumar. De acordo com o oncologista Anderson Silvestrini, 30% das mortes que são provocadas pelo câncer estão relacionadas com o tabagismo. Justamente por isso que uma das dicas mais importantes é que as pessoas deixem o cigarro de lado. Além do conhecido, e associado ao fumo, câncer de pulmão, o cigarro também tem relação com a neoplasia no esôfago, nas regiões de cabeça e pescoço e na bexiga.

Também é importante ter uma alimentação saudável. Conforme pontua Janyara Teixeira, é importante que uma pessoa coma frutas e legumes e tente evitar consumir carnes processadas, como por exemplo, presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado.

E claro, ter um acompanhamento médico contínuo. De acordo com os médicos, o rastreamento é uma forma de prevenção secundária, já que através dele os tumores podem ser detectados ainda em seus estágios iniciais. Com isso, as opções de tratamento são maiores e as chances de cura também.

Fonte: Mistérios do mundo, Metrópoles

Imagens: O Globo, Women’s health, UOL

Demitido, Dudu Camargo tenta forçar volta ao SBT e ouve ‘não’ até de afiliada

Artigo anterior

Estudante de 18 anos morre após contrair Superbactéria em SC: “Acne no rosto foi porta de entrada”, diz mãe

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido