Curiosidades

Estudante de 18 anos morre após contrair Superbactéria em SC: “Acne no rosto foi porta de entrada”, diz mãe

0

A alta incidência de acne sempre foi um problema para os adolescentes. Elas ocorrem com frequência nesse período da vida, por causa das alterações hormonais que estão à flor da pele. Isso faz com que a glândula sebácea produza mais sebo e, consequentemente, que as espinhas se formem.

E por mais que as pessoas sofram com a acne, ela normalmente some depois de um tempo. Contudo, alguns casos relacionados a ela podem ser surpreendentes, como por exemplo, o dessa jovem de 18 anos de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Ela morreu por conta de complicações causadas por uma superbactéria.

Caso

NSC total

A jovem no caso era Dâmilly Beatriz da Graça, estudante de biomedicina. De acordo com Daniela Veiga, a mãe da jovem, ela contraiu a bactéria Staphylococcus aureus através de uma acne em seu rosto.

“Minha filha foi atingida por uma bactéria agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus). Gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, escreveu ela em suas redes sociais.

Ainda conforme a mãe da jovem, no primeiro fim de semana de junho, Dâmilly foi até um médico por conta de dores no pescoço. A jovem recebeu medicamentos e foi liberada.

Contudo, no dia 10, as dores ainda continuavam, e no dia 11, um dia antes da jovem falecer, ela acordou com um inchaço em seu rosto. Por conta disso, Dâmilly voltou ao hospital e foi para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo, rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do óbito”, lembrou a Daniela.

Bactéria

NSC total

O hospital onde a jovem estava, Hospital Santa Isabel, confirmou através de uma nota que o caso realmente aconteceu por conta da bactéria Staphylococcus aureus. Além disso, a instituição também disse que a contaminação por essa bactéria pode acontecer não somente através da acne, mas via qualquer lesão.

“Nós, do Hospital Santa Isabel, confirmamos que a causa do óbito da jovem Damilly Beatriz foi por conta do agravamento do quadro de saúde devido à bactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Esta bactéria pode ser encontrada em ambiente não-hospitalar e sua porta de entrada no organismo pode ser através de qualquer lesão de pele”, disse o hospital em nota.

Incidência de acne

Istoé

No caso da jovem, a bactéria entrou através da acne do rosto dela. E por mais que cravos e espinhas sejam relacionados com a adolescência, eles podem aparecer também na fase adulta. Além disso, dentre todas as partes do corpo, eles parecem ter uma tendência maior em aparecer no rosto das pessoas. Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque o rosto é onde as pessoas têm mais glândulas sebáceas, principalmente na chamada “zona T”, que é a região da testa, nariz e queixo. Assim como o próprio nome diz, essa glândulas produzem sebo, um fluido gorduroso que tem uma função-barreira de proteção conta o vento, esbarrões pequenos em alguma superfície áspera, entre outros.

“Há maior necessidade desse sebo no rosto porque é justamente onde nossa pele é mais fina – e, portanto, vulnerável”, explicou a médica dermatologista Meire Gonzaga, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica.

O objetivo dessa glândulas sebáceas é bom, mas o problema é quando, por uma questão genética, ou então quando a pessoa está mais ansiosa e estressada, essas glândulas trabalham mais do que o necessário. Ou então, quando existe um estreitamento dos poros.

Quando esse estreitamento acontece, os poros ficam entupidos pelo sebo e as células mortas da pele. O sebo que ficou para fora fica em contato com o oxigênio e forma os pontinhos escuros que são os cravos.

No caso das espinhas, elas são um passo além. As espinhas significam que existe uma inflamação naquele local que foi provocada pelo excesso de produção de sebo.

Fonte: Terra,Superinteressante

Imagens: NSC total, Istoé

Este é um sintoma de câncer que geralmente ocorre à noite

Artigo anterior

População que se declara preta sobe para 10,6% em 2022, diz IBGE

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido