Curiosidades

Estudantes que debocharam de colega de 40 anos desistem do curso

0

Recentemente um caso que aconteceu com estudantes de uma universidade particular de Bauru, no interior de São Paulo, indignou todo o país. O caso foi que três estudantes do curso de Biomedicina debocharam de uma colega de classe por ela ter 40 anos de idade.

Esse caso teve uma grande repercussão nas redes sociais e na mídia do país. Agora, há mais um desdobramento dele. De acordo com a própria Unisagrado, a universidade particular de Bauru onde elas estudavam, as estudantes que fizeram o vídeo caçoando da colega desistiram do curso na faculdade.

De acordo com a Jovem Pan, um processo disciplinar foi aberto na instituição para analisar a conduta dessas estudantes. No entanto, enquanto o processo estava acontecendo as três desistiram do curso. “Dessa forma o processo perdeu o objeto e por isso foi finalizado”, disse a universidade.

Estudantes

Globo

No vídeo publicado pelas jovens, elas aparecem debochando da sua colega de classe pelo simples fato de ela ter 40 anos de idade. No vídeo em questão, uma das estudantes diz: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Depois, uma outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. E a terceira concorda: “Realmente”.

De acordo com a defesa de uma das estudantes, a jovem tem sofrido várias ameaças e um linchamento virtual. Conforme eles publicaram em nota, “a tentativa de criminalização e as suposições quanto a possíveis atos ilícitos no âmbito civil, ultrapassam a medida do razoável”. A defesa também disse que  “tais questões geraram repercussão na saúde mental, pois os valores morais recebidos de sua família são incompatíveis com o desejo de inferiorizar um semelhante, independentemente do que vem sendo veiculado”.

A nota da defesa não para por aí e também ressalta que independentemente da forma de preconceito, isso “não faz parte dos valores disseminados pela estudante, de maneira que o episódio reforçará sua busca por posições que se coadunem com seus princípios éticos e morais em seu cotidiano”.

Ao final, a defesa fala que com esse episódio, lições irão ser aprendidas e que esse fato “não deve servir-se ao papel de oprimir, calar, envergonhar ou ameaçar jovens, cuja trajetória ainda se inicia”.

Caso

As estudantes postaram esse vídeo no “close friends” do Instagram, ou seja, a publicação era somente para pessoas escolhidas por elas. Contudo, o vídeo acabou se tornando público. O vídeo logo repercutiu bastante, e negativamente, nas redes sociais. Por conta disso, a Unisagrado mostrou apoio à estudante ofendida através de uma nota divulgada.

“Para começarmos esta conversa, deixamos claro que não compactuamos com qualquer tipo de discriminação. Completando… defendemos uma causa: A EDUCAÇÃO. Na verdade, somos a causa. Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós”, disse a instituição.

Além da faculdade, uma sobrinha da estudante de 40 anos falou da sua indignação com o ocorrido em suas redes sociais. “Minha tia sempre batalhou trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve a oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surge três meninas escrotas, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela tia ser a mais velha da turma”, disse ela.

Felizmente não são todas as pessoas que pensam como as três estudantes que gravaram o vídeo. Tanto é que, depois de toda repercussão do caso, a estudante de 40 anos foi recebida na faculdade por seus colegas com flores. A sobrinha da estudante postou a homenagem em sua rede social. “Obrigada pelo carinho”, escreveu.

Além dos colegas de turma, na postagem feita pela sobrinha várias pessoas comentaram mensagens de apoio. “Nós do 4° ano de biomedicina repudiamos toda e qualquer falta de respeito e preconceito. Ficamos muito felizes em saber que em breve teremos uma colega de profissão tão espetacular como você Paty, conte com nosso apoio sempre”, escreveu uma estudante do mesmo curso. “Que venham muitas coisas boas na vida dela, vai planeta”, disse outro.

Fonte: Jovem Pan, CNN

Imagens: YouTube, Globo

Após cirurgia para retirar ‘chifres’, homem que dizia ter 140 anos morre

Artigo anterior

Depois de 46 anos de sua morte, fortuna de Elvis Presley causa briga familiar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido