Curiosidades

Estudo identifica a pessoa mais tediosa do mundo

0

Uma pesquisa feita pela Universidade de Essex, no Reino Unido, identificou como seria uma pessoa considerada tediosa. A descrição completa é de alguém religioso, que trabalha com análise de dados, gosta de assistir à televisão e mora em uma cidade pequena. 

Então, se você não se encaixa nesses padrões fique tranquilo, você não é a pessoa mais entediante do mundo.

O estudo sobre a ciência do tédio já foi revisado por pares. A pesquisa descobriu hobbies, empregos e características que são consideradas de pessoas entediantes. Ao todo, foram cinco experimentos com mais de 500 pessoas examinadas. 

Com isso, os pesquisadores descobriram e montaram uma lista com as características do que é considerado chato. O material foi publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social.

O artigo descobriu que, além de análise de dados, as profissões de pessoas tediosas são contabilidade, limpeza e serviços bancários. Já entre os hobbies listados, destacam-se religião, assistir TV, observar pássaros e fumar.

O estudo foi liderado por Wijnand Van Tilburg, do Departamento de Psicologia da Universidade de Essex, que desejou observar o estigma do tédio e como isso afeta as percepções. O autor notou, no estudo, que pessoas estereotipadas como chatas são comumente odiadas e evitadas, por causa do preconceito alheio.

Os que precisam passar um dia com as pessoas tediosas esperam alguma recompensa para isso. Como não conseguem mostrar para as pessoas que estão erradas e quebrar os estereótipos, aqueles considerados chatos acabam em um ostracismo social, sendo mais solitários e sofrendo um impacto negativo na vida.

O estudo sobre a pessoa mais tediosa do mundo

Foto: Banco de Imagens

“A ironia é que estudar o tédio é realmente muito interessante e tem muitos impactos na vida real. Este artigo mostra como as percepções do tédio são persuasivas e que impacto isso pode ter nas pessoas”, afirma Van Tilbirg. As pessoas denominadas como chatas estão em maior risco de danos, vícios e problemas de saúde mental.

“Foi interessante para mim ver que o estudo mostrou que pessoas chatas não eram vistas como competentes. Eu teria pensado que os contadores seriam vistos como chatos, mas eficazes e a pessoa perfeita para fazer um bom trabalho em sua declaração de imposto. A verdade é que pessoas como banqueiros e contadores são altamente capazes e têm poder na sociedade – talvez devemos tentar não perturbá-los e estereotipá-los como chatos”, acrescentou o pesquisador.

Em contrapartida, alguns empregos foram apontados como os mais interessantes entre as pessoas que foram entrevistadas ao longo do estudo. São eles: artes performáticas, ciência, jornalismo, profissional de saúde e de ensino.

Características consideradas como de uma pessoa tediosa:

Foto: Reprodução

Cinco empregos mais chatos:

  • Análise de dados
  • Contabilidade
  • Imposto/seguro
  • Limpeza
  • Bancário

Cinco hobbies mais chatos:

  • Dormir
  • Religião
  • Assistir TV
  • Observação de animais
  • Matemática

Como se tornar uma pessoa mais agradável? 

Foto: Reprodução

De acordo com o autor americano, Napoleon Hill, existem características determinantes em pessoas agradáveis. A primeira afirmação listada é que pessoas positivas e otimistas têm mais sucesso e reputação melhor.

Outro fator é que pessoas agradáveis costumam falar em um tom de voz amigável e não gritam com frequência. Além disso, costumam manter a compostura mesmo em momentos de chateação, tristeza e estresse, demonstrando possuir muita paciência.

Hill acrescenta que é uma característica agradável manter a mente aberta para críticas e que pessoas com a mente fechada costumam perder oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Pessoas legais também costumam sorrir enquanto falam e sabem qual o momento certo de expor as suas opiniões. Hill acrescenta que elas não costumam procrastinar porque passa uma imagem de medo de se comprometer.

Também é uma característica agradável realizar boas ações, assim como prestar a atenção à pessoa com quem se está falando, além de ser muito importante valorizar a qualidade das outras pessoas.

Fonte: Olhar Digital, Mega Curioso

Cientistas estudam espécie de tubarão que pode ter 500 anos

Artigo anterior

Josh explicou porque Drake não foi convidado para seu casamento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido