Curiosidades

Estudo mostra que iPhone 14 quebrou longa tradição da Apple e decepcionou fãs

0

Praticamente todo ano um novo modelo de iPhone é lançado pela Apple. A cada nova geração, novos recursos são apresentados e outros são melhorados. Teoricamente, o que se espera é que o modelo mais atual seja o que mais agrade os usuários da marca. Contudo, no caso do iPhone 14 esse não parece ser o caso.

Isso porque, o modelo quebrou a tradição de trazer novas avaliações positivas para a Apple. Nessa semana, o PerfectRec, um site especializado, divulgou um estudo que fez a contagem da quantidade de notas máximas, dadas pelos clientes, para os iPhones.

Conforme mostram os dados, ao longo dos anos existiu uma trajetória consistente de notas altas desde o iPhone 6, em 2014, até o iPhone 13, em 2021. Contudo, essas notas altas caíram de 80% para 72% com relação ao iPhone 14, que chegou ao mercado em 2022. Essas avaliações são dos produtos básicos de cada linha, não levando em consideração os modelos Pro e Pro Max.

Estudo

Techtudo

O PerfectRec levou em consideração mais de 669 mil avaliações feitas pelos usuários de iPhone nos últimos 13 anos para conseguir chegar ao resultado do estudo. Eles começaram a analisar as avaliações desde o iPhone 4, lançado em 2010.

De acordo com o site, o que pode justificar a queda nas avaliações do iPhone 14 é o processador A15 Bionic, que é o mesmo do modelo 13. Além disso, outra coisa que pode ter deixado os usuários descontentes foram as poucas mudanças de hardware e design com relação ao modelo anterior.

Entretanto, o iPhone 14 Pro trouxe várias novidades que não foram vistas no modelo básico. Como por exemplo, o notch interativo do lado da câmera frontal e o chip A16 Bionic. Por conta disso que diferente dos modelos mais antigos, o iPhone 14 teve somente 76% de avaliações com cinco estrelas. Porcentagem que é menor do que as avaliações do iPhone 13 Pro, com 84%.

iPhone 14

Next pit

Esse modelo chegou ao Brasil em outubro de 2022. E mesmo que ele não tenha ido tão bem quanto seu antecessores nas avaliações, isso não quer dizer que ele não tenha tido nenhum atualização.

1 – Câmeras e sensores aprimorados

Assim como em todo novo aparelho, os principais avanços são no campo da fotografia e do vídeo. A Apple fez o anúncio de vários avanços na tecnologia das câmeras do iPhone 14, e também melhorias no sensor que processa as imagens.

De acordo com a empresa, essas melhorias se refletirão principalmente nas fotos e nos vídeos noturnos ou com pouca luz. A empresa ainda disse que esses avanços são possíveis graças a uma tecnologia que a Apple chama de “motor fônico”. Ela integra de uma forma melhor o software e o hardware do smartphone para conseguir níveis de qualidade de imagem que superem os outros mais antigos.

As câmeras do iPhone 14 básico são versões aprimoradas de 12 megapixels. Já os modelos Pro e Pro Max  terão uma câmera de 48 megapixels, além do chip A16 Bionic. Esse chip, segundo a Apple, dá uma velocidade superior à presente nos smartphones dos concorrentes do mesmo patamar.

2 – Detecção de acidentes

As melhorias na área de segurança, de acordo com a Apple, foram os avançados acelerômetros que permitem medir mudanças drásticas de velocidade. No iPhone 14, essa tecnologia junto com o sistema operacional iOS 16 irá conseguir detectar acidentes de trânsito e alertar automaticamente os serviços de emergência caso ocorram.

Outro novo recurso são os serviços de emergência via satélite, que deixará o iPhone 14 enviar um sinal de SOS por meio de serviços de GPS. Essa tecnologia estará presente em todas as versões do iPhone 14.

3 – Tela sempre ativa no Pro

Nos iPhone Pro e Pro Max, as telas são as “mais avançadas já colocadas em um smartphone”, de acordo com a Apple. Ela disse que a nova tecnologia Super Retina XDR facilita com que a tela fique ativa o tempo todo. Mesmo assim, ela também dá à bateria o poder de se manter com carga o dia todo.

Isso permitirá que os usuários do iPhone tenham widgets e aplicativos sempre disponíveis sem que precisem ativar a tela do celular.

O iPhone 14 também tem o que a Apple chamou de “Dynamic Island”. Trata-se de uma forma de usar o espaço na parte frontal que fica sobre a tela, também conhecido como entalhe. Nesse novo modelo, o entalhe é diminuído.

Além disso, o software usa essa nova parte disponível na tela para exibir os controles para música e algumas outras funções.

Fonte: Techtudo,  G1

Imagens: Techtudo, Next pit

Essa mulher convive há 14 anos com câncer metastático

Artigo anterior

O que foi a Barbárie de Queimadas, próximo caso no Linha Direta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido