Curiosidades

Estudo mostra que o sistema imunológico pesa o mesmo que um abacaxi

0

O nosso sistema imunológico tem uma função muito importante. Ele é o responsável por nada mais nada menos que combater e eliminar agentes estranhos que entram no nosso corpo. Ou seja, ele age como um escudo, protegendo-nos de possíveis doenças e infeções. Ele também é conhecido como o sistema de defesa do corpo humano.

Ele é um sistema equilibrado de células e órgãos trabalhando juntos para defender o corpo. Ele é composto por uma variedade de tecidos e é uma massa de aproximadamente 1,8 bilhão de células.

Dessa forma, pode ser difícil entender o quão grande ele é, mas uma outra analogia pode ser feita. Um homem adulto com um tamanho médio tem as células do sistema imunológico pesando, de forma coletiva, aproximadamente 1,2 quilos. Esse peso é quase o mesmo que um abacaxi, ou seis hamsters. Mas claro que isso depende do tamanho da pessoa e dos hamsters também.

Estudo

Science alert

Mesmo tendo essa comparação, Ron Sender, biólogo do Instituto Weizmann de Ciência em Israel, e seus colegas não estavam satisfeitos e decidiram calcular quantas células imunológicas existem no corpo humano, onde elas estão localizadas e quanto pensam de forma coletiva.

Para isso, eles pegaram o modelo de referência padrão do corpo humano, um homem adulto de 70 quilos entre 20 e 30 anos. Claro que esse modelo tem suas limitações óbvias quando é estendido para pessoas do outro sexo, peso e idades.

Anteriormente, vários métodos foram usados para analisar o sistema imunológico do corpo humano. Normalmente, eles focavam nos tecidos ou tipos de células específicos, ou então estudavam roedores. Isso fazia com que a generalização para os humanos ficasse limitada de todas as formas nos dois casos.

“Apesar da riqueza de estudos que investigam o sistema imunológico humano de diferentes ângulos, há necessidade de um censo abrangente da distribuição e massa dos vários tipos de células imunológicas”, escreveram os pesquisadores.

Sistema imunológico

Science alert

Um ponto urgente entre os imunologistas é qual órgão é o maior reservatório de células imunológicas do corpo. Geralmente é dito que é o trato gastrointestinal, mas alguns estudos apontam os gânglios linfáticos.

Esses gânglios são pequenos tecidos no formato de feijão que estão ao longo dos vasos linfáticos, onde moram as células imunológicas antes de entrarem na corrente sanguínea. Contudo, existe uma relação forte entre as células imunológicas do intestino, a saúde e a doença.

Sender e seu colega Ron Milo, que também é do Instituto Weizmann de Ciência, tem fama por serem biólogos contadores de células, processadores de números e destruidores de mitos. E no último estudo feito por eles, eles fizeram uma compilação das medições de estudos anteriores e análises de amostras de tecidos para conseguirem estimar a quantidade de células imunológicas no corpo todo. Para isso, eles também levaram em consideração como elas podem variar por conta de infecções, sexo, peso e idade.

Eles extrapolaram os resultados entre homens adultos para conseguirem estimar o número de células imunológicas nas mulheres adultas e crianças, tendo como base os resultados nas proporções corporais.

Fazendo a comparação entre um um homem de 73 quilos na casa dos 20 anos, uma mulher adulta da mesma idade e pesando 60 quilos provavelmente teria 1,5 trilhão de células imunológicas, o que daria o total de um quilo. Enquanto uma criança de 10 anos teria um pouco menos, cerca de um trilhão de células imunológicas, o que pesaria 600 gramas.

Observações

Escola kids

Mesmo assim, esses resultados têm que ser interpretados de forma cautelosa. Isso porque as mulheres são mais propensas a sofrerem com doenças autoimunes, como por exemplo, lúpus, e o sistema imunológico das crianças ainda está em formação.

O estudo descobriu que os linfócitos, que criam anticorpos para que os invasores sejam neutralizados e ataques celulares sejam desencadeados, são aproximadamente 40% das células do sistema imunológico. Contudo, eles estão entre as menores células do corpo. Por isso que representam somente 15% da massa total do sistema imunológico.

Enquanto isso, os neutrófilos, produzidos na medula óssea e que devoram bactérias invasoras, representam outros 40% das células imunológicas e 15% da massa total do sistema.

“Por outro lado, macrófagos , células dendríticas e mastócitos , que são 3 a 10 vezes maiores, constituem menos de 20% das células do sistema imunológico, mas contribuem com mais de 60% da massa das células do sistema imunológico”, explicou Sender e seus colegas.

Tudo isso mostra que os órgãos imunológicos mais importantes são, na realidade, os gânglios linfáticos, a medula óssea e o baço. Isso porque são nesses locais onde estão a maioria dos linfócitos e neutrófilos.

Fonte: Science alert

Imagens:Science alert, Escola kids

Tai Chi diminui severidade do Parkinson, descobrem cientistas

Artigo anterior

Um evento climático extremo em 2014-2016 acelerou o aumento do nível do mar

Próximo artigo