Curiosidades

Um evento climático extremo em 2014-2016 acelerou o aumento do nível do mar

0

A mudança climática pela qual a Terra está passando é uma das mais drásticas da história do planeta. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto em que se torne cada vez mais difícil a nossa existência. Um dos pontos que preocupa bastante todas as pessoas é o aumento do nível do mar.

Muito se fala sobre esse aumento, mas nem sempre é pontuado algum evento em específico que possa ter o acelerado. Contudo, um estudo mostrou que entre junho de 2014 e maio de 2016, o nível do mar aumentou 15 milímetros, o que é uma quantidade impressionante.

Mesmo que na prática esse aumento não seja tão maior do que o comprimento de uma unha, na realidade, ele foi um salto bem assustador nas tendências de longo prazo. Por conta disso que esse novo estudo sugere que um período climático extremo e incomum o impulsionou.

Estudo

Conexão planeta

Desde 1993, o nível médio global do mar aumentou mais de nove centímetros. Essa mudança começou a ser monitorada nesse ano em que os satélites da NASA circulavam pela Terra e monitoravam as mudanças do nível do mar.

Tendo esses conjuntos de dados de longo prazo, os pesquisadores fizeram uma estimativa de que os níveis médios globais do mar deveriam subir aproximadamente quatro milímetros por ano entre 2014 e 2016. Contudo, essa média foi mais do que o dobro do esperado.

Um novo estudo feito por uma equipe de oceanógrafos do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS) ligou esse aumento com eventos consecutivos de El Niño no Oceano Pacífico. Ao que tudo indica, eles aceleraram o aumento do nível do mar quando mudaram os padrões de chuva e seca na bacia Amazônica.

Aumento

Exame

O El Niño é uma mudança irregular nos padrões dos ventos e nas temperaturas da superfície do mar que vai oscilando para frente e para trás no oceano pacífico tropical. Com essa mudança nos ventos alísios, as águas quentes são empurradas para a costa oeste das Américas ou para a Ásia.

Por conta de dois eventos desses consecutivos, em 2014-2015 e 2015-2016, o nível médio global do mar aumentou 15 milímetros. Dentre esses dois, o de 2015-2016 foi mais extremo, tanto que 2016 passou 2015 bem rápido como o ano mais quente já registrado.

“Esses eventos incomuns do El Niño afetaram o padrão de precipitação em todo o mundo, diminuindo o armazenamento de água terrestre na bacia amazônica e, portanto, levando a um aumento da massa média global do oceano”, explicaram William Llovel e seus colegas no estudo.

Ainda conforme descobriram Llovel e seus colegas, 80% dos 15 milímetros a mais vistos entre 2014 e 2016 foi por conta do aumento da massa dos oceanos da Terra conforme o El Niño mudava os padrões das chuvas. Os outros 20%, os pesquisadores atribuíram à expansão do oceano conforme ele foi aquecendo.

Nível do mar

O aumento do nível do mar e suas consequências são faladas há tempos, mas parece que ele nunca é levado muito a sério. Talvez porque a maior parte das pessoas não tenha um visual do quanto o mar aumentou seu nível com o passar dos anos.

Agora, a NASA divulgou uma animação em que mostra o quão grande e perturbador foi o aumento do nível do mar nas últimas três décadas. Para isso, eles pegaram os dados de satélite que foram coletados desde 1993 e então Andrew J. Christensen, um especialista em visualização de dados da NASA, os transformou em um gráfico bem impactante.

Desde que os dados começaram a ser coletados, o nível do mar subiu mais de nove centímetros, o que é quase o comprimento de uma mão. Por mais que isso possa parecer pouca coisa, com esse recurso visual é possível ver que a realidade não é bem essa e faz com que as consequências sejam entendidas.

Com o objetivo de fazer com que dados acumulados criassem vida e que os perigos causados pelas mudanças climáticas fossem vistos, a NASA fez essa animação. Nela, é possível ver o aumento do nível do mar como se estivesse vendo de uma vigia de um navio.

Esse aumento acontece porque os oceanos absorvem aproximadamente 90% do calor que os seres humanos colocam no ambiente. À medida que eles aquecem, eles expandem seu volume e aumentam ainda mais o nível da água. Isso está sendo acelerado pelo derretimento das calotas polares e por conta do aquecimento global.

Conforme pontua Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA, “temos essa visão clara do recente aumento do nível do mar” graças à coleta sistemática feita pelos satélites nos últimos trinta anos.

E Matthew England, oceanógrafo e cientista climático da Universidade Nova Gales do Sul, em Sydney, ressalta que quando os oceanos absorvem esse calor, eles podem criar um senso de segurança falso com relação à velocidade das mudanças climáticas.

O vídeo da NASA mostrando esse aumento do nível do mar foi compartilhado no Twitter por Zachary Labe, cientista climático da Universidade Princeton. O vídeo faz parte da série “Sinais Vitais” da agência em que ela compara as mudanças ambientais do mundo com os sinais vitais do ser humano, como por exemplo, temperatura corporal ou frequência respiratória.

Fonte: Science alert,  Istoé dinheiro

Imagens: Conexão planeta, Exame, Twitter

Estudo mostra que o sistema imunológico pesa o mesmo que um abacaxi

Artigo anterior

Quantos anos têm seus olhos? Novo ‘relógio’ pode revelar risco de doenças

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido