Curiosidades

10 alimentos que reforçam o sistema imunológico

0

O nosso sistema imunológico tem uma função muito importante. Ele é o responsável por, nada mais nada menos, do que combater e eliminar agentes estranhos que entram no nosso corpo. Ou seja, ele age como um escudo, nos protegendo de possíveis doenças e infeções. Ele também é conhecido como o sistema de defesa do corpo humano.

Ele é um sistema equilibrado de células e órgãos trabalhando juntos para defender o corpo. No caso de uma infecção, é impedir que bactérias e vírus entrem no seu corpo. E no combate a doenças, podemos ter também a ajuda de remédios.

No entanto, esse sistema também tem suas fraquezas. E pode ser afetado por vários fatores, como por exemplo, mudanças climáticas, estresse, entre outras situações adversas. Mas existem algumas coisas que podemos fazer para reforçar esse sistema tão importante. Uma delas é comer determinados alimentos. Mostramos aqui alguns alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunológico.

1 – Alho

O alho tem vários antioxidantes que agem como antibacterianos, antivirais e antifúngicos. Por conta disso, esse alimento consegue prevenir resfriados. Além de ser eficaz também contra a febre, e conseguir diminuir a pressão sanguínea.

2 – Abacate

A fruta pode não ser a preferida de muitas pessoas, mas ela é ótima para o sistema imunológico. Isso porque o abacate tem vitamina E, que é um antioxidante fundamental para reforçar as defesas do organismo.

3 – Amêndoas

No geral, todos os frutos secos são ricos em vitamina E e tem as gorduras necessárias para que ela seja absorvida da melhor maneira pelo corpo. Isso faz com que o sistema imunológico da pessoa fique saudável.

4 – Mirtilo

Essa frutinha não é muito comum de as pessoas comerem. Mas as propriedades antioxidantes que ela tem vem da atoticianina, que é o que faz com que a fruta tenha essa cor escura. E o miritlo é um grande protetor do sistema respiratório.

5 – Batata-doce

Os amantes de academia já comem bastante esse alimento justamente por ele ter pouca caloria e ser rico em vitamina A. Por conta disso, a batata doce é ótima para enfrentar os problemas que podem ser causados na pele pelos raios ultravioletas.

6 – Brócolis

O brócolis é uma verdura que tem diferentes minerais e vitaminas, como por exemplo, a A, C e E, antioxidantes e fibra. Para que todos esses nutrientes sejam aproveitados na hora da alimentação, o recomendável é cozinhar o brócolis por pouco tempo.

7 – Champingnon

Esses cogumelos têm elementos básicos e moléculas com açúcar que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico.

8 – Chocolate puro

Esse é o caso de unir o útil ao agradável. O chocolate puro tem teobromina, que protege os glóbulos branco das moléculas que surgem com a descomposição dos alimentos ou quando eles entram em contato com contaminantes. No entanto, por causa da quantidade de calorias e gorduras saturadas é importante que a quantidade de chocolate seja regulada.

9 – Cítricos

As frutas ricas em vitamina C, como por exemplo, os limões, laranjas, tangerinas e pomelos são conhecidas por ajudar o sistema imunológico. Isso porque a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos. E o recomendável é comer alguma dessas frutas todos os dias.

10 – Crustáceos

Os crustáceos têm uma quantidade grande de zinco, que é necessário para que as células reguladoras do sistema imunológico consigam fazer suas funções de forma adequada. Por isso, é importante ingeri-los com frequência.

Golpista é preso por namorar 20 mulheres ao mesmo tempo para extorquir dinheiro

Matéria anterior

7 coisas proibidas na Família Real Britânica que já não fazem sentido no século XXI

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.