Ciência e Tecnologia

EUA já está pensando na legislação para carros voadores

0

Na virada do século, acreditávamos que os anos 2000 trariam carros voadores acessíveis, tecnologia inovadora que permitisse teletransportar de um lugar para outro e que as máquinas fariam todo o serviço humano, desde os mais simples aos mais avançados. De fato era uma crença muito forte, principalmente entre as crianças.

Com o passar dos anos algumas coisas assim se tornaram reais e outras até ficaram melhores do que esperávamos. Para se ter uma ideia, em 1999 não tínhamos acesso à internet como hoje. O tempo trouxe a popularização das redes, bem como o telefone móvel com ultra velocidade na navegação. Contamos hoje com planos 5G que nos permitem acessar o que quisermos, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Mas o sonho de todos ainda é andar em carros voadores, certo? Acredite, isso pode estar perto de acontecer. Os Estados Unidos já estão com projetos de tornar isso realidade e mais próximo do que você imagina.

Estados Unidos planeja legislação para carros voadores

A FAA (Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos) fez uma proposta para lá de interessante no último dia 21 de novembro. Em busca de abrir novos caminhos para transporte aéreo comercial urbano, novas regras foram impostas. E o melhor: os planos são de que isso se torne real ainda nessa década. Os carros voadores, até então, tratam-se das Aeronaves Elétricas de Decolagem Vertical (eVTOLs).

De acordo com a FAA, elas poderão atuar na mobilidade urbana, assim como os tradicionais carros. Por se locomoverem em baixa altitude, essas máquinas chamaram a atenção de pessoas do mundo inteiro a partir do momento em que diversas fábricas de eVTOL foram inauguradas.

A FAA então emitiu uma proposta a respeito, chamada de operações “powered-lift”. Essa proposta abrange ainda outras atividades comerciais, como fretamentos, companhias aéreas e passeios. “Esta definição estabelece as bases que permitirão aos operadores usar as aeronaves”, disse a agência em um comunicado.

De acordo com Billy Nolen, que comanda a FAA interinamente, a agência não espera que o primeiro eVTOL inicie suas operações comerciais até o ano de 2024. No entanto, ele acredita que isso já será uma realidade no começo de 2025. Ainda no começo do mês de novembro, a FAA emitiu os critérios de aeronavegabilidade que a startup de transporte aéreo urbano Joby Avation precisará para colocar em prática outra aeronave, dessa vez a JAS4-1 eVTOL. Sem que sigam as normas, não terá como certificar o modelo.

Quando começarão os voos da empresa?

Muito se fala sobre os carros voadores e o desejo do mundo de viver essa realidade. A FAA disse que espera que logo no início de 2025 já estejamos desfrutando do primeiro voo das máquinas. A empresa responsável pela produção das aeronaves também confirmou que, após a aprovação da agência, espera que os serviços comerciais com passageiros comecem a funcionar em 2025.

Nolen ainda revelou que deseja concretizar a popularização do serviço antes do final da década. De acordo com ele, nas Olimpíadas de 2028, as aeronaves já estarão em alta demanda. “Podemos ver alguns deles nos anos anteriores, mas nem perto da escala de 2028”, disse. Se isso acontecer, poderemos esperar rumos diferentes durante os jogos esportivos que acontecerão em Los Angeles.

A FAA espera ainda emitir um plano de implementação em maio do próximo ano (2023). Esse terá como objetivo ajudar a agência a cumprir todas as expectativas de crescimento no setor. De acordo com funcionários da empresa que produz as aeronaves, todos os detalhes estão sendo finalizados para tornar real o sonho de carros voadores.

Fontes: Forbes

Imagens: Poder360; Aero Flap.

Esse papagaio adotou gatinhos filhotes

Artigo anterior

Quanto os pilotos mais bem pagos da Fórmula 1 recebem?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido