Curiosidades

Ex-secretária nazista é condenada aos 97 anos

0

Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, sobre o nazismo ou partido nazista. É impossível estudar história sem passar por essa parte extremamente triste da humanidade. Durante a ascensão de Hitler no poder da Alemanha, o nazismo se tornou um movimento extremamente forte em toda a Europa.

O nazismo apoiava algumas teorias pseudo-científicas, como a hierarquia racial e também o darwinismo social. Segundo eles, os povos germânicos eram extremamente puros da raça ariana ou nórdica. Era basicamente uma superioridade que eles mesmos criaram e passaram a defender acima de tudo. Diante disso, os nazistas passaram a caçar aqueles que não eram puramente alemães, pois não eram dignos de viver, segundo eles.

Eles queriam unir os alemães e excluir os “povos estrangeiros”. Foi aí que começou o verdadeiro banho de sangue no país europeu. Até hoje o movimento nazista causa certo medo em quem se depara com relatos da época. Fundado no dia 5 de janeiro de 1919, o partido nazista até hoje tem alguns seguidores, mesmo sendo crime em várias partes do mundo qualquer menção que remeta ao período.

Recentemente uma prisão chamou a atenção. Uma ex-secretária nazista foi condenada aos 97 anos de idade pela morte de mais de 10 mil pessoas durante a era nazista. Confira essa história conosco a seguir.

Ex-secretária nazista é condenada aos 97 anos

Irmgard Furchner é uma ex-secretária de um campo de concentração nazista. Hoje ela está com 97 anos, mas a idade não a isentou de ser condenada por sua participação em mais de 10 mil assassinatos durante o Holocausto. Esse talvez seja o último julgamento do gênero e, inclusive, chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro.

A senhora trabalhou como estenógrafa e datilógrafa no campo de Stutthof, próximo a Gdansk, na Polônia. O lugar foi ocupado por nazistas de 1943 até o fim do regime nazista, em 1945. Recentemente ela foi condenada a uma pensa suspensa de dois anos segundo o tribunal situado em Itzehoe, norte da Alemanha.

Como ela era adolescente na época dos crimes, o seu julgamento ocorreu perante um tribunal de menores. Sua sentença ainda a colocará em liberdade condicional juvenil, de acordo com o porta-voz do tribunal. O mais surpreendente da história foi que a mulher, mesmo aos 97 anos, fugiu semanas antes do início do seu julgamento.

No entanto, ela foi encontrada pelas autoridades apenas algumas horas depois. Os procedimentos que visam prendê-la começaram no final de 2021, tendo a conclusão apenas agora, um ano depois. Dezenas de milhares de pessoas foram mantidas em situações desumanas no canpo de concentração.

Estima-se que mais de 60 mil tenham morrido por lá, segundo o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. O campo mantinha principalmente poloneses não judeus, bem como uma grande quantidade de judeus de cidades da Polônia, como Varsóvia e Bialystok, além dos estados bálticos ocupados por nazistas, segundo o museu.

A Alemanha rapidamente levou os perpetradores de crimes nazistas à justiça nos últimos dias, antes de ser tarde demais. No entanto, especialistas dizem que apenas uma pequena parcela passou pelo tribunal.

Fonte: CNN Brasil

Famosas que inspiram com seus cabelos Black Power

Artigo anterior

Os animais com percepção temporal mais acelerada são as moscas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido